foto: Maurício Junior

Começou, no domingo, mais uma aventura do Vitória Clube de Santarém na Taça Nacional de Futsal de Seniores Masculinos: na estreia na presente edição da prova que garante o acesso aos campeonatos nacionais em 2025/26, os vitorianos receberam e bateram o histórico CD Nacional da Madeira por expressivos 5-1. 

Depois de garantir o apuramento para a competição fruto da brilhante caminhada no Campeonato Distrital da AF Santarém a equipa sénior masculina tornou-se, assim, o quinto escalão do emblema azul e branco a disputar, nesta fase da época, provas nacionais organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol, juntando-se a iniciados, juniores masculinos, juniores femininos e seniores femininos.

Na recepção aos experientes aurinegros, campeões distritais da AF Madeira, os jovens comandados do treinador Pedro Mesquita souberam controlar as operações do primeiro ao último minuto, amealhando três preciosos pontos numa difícil série que contempla ainda os campeões da AF Lisboa, SR Manjoeira, e da AF Portalegre, GCRD Domingão. Os primeiros dois classificados apuram-se directamente para o Campeonato Nacional da 3.ª Divisão de Futsal na próxima temporada. 

Segue-se, no sábado, às 16h00, a visita ao clube alentejano, num encontro a disputar no Pavilhão Gimnodesportivo de Ponte de Sor.

Suor e lágrimas nas taças nacionais

Nas restantes competições nacionais, nota para o grande jogo da Taça Nacional Sub-19 no passado sábado na Nave Municipal, com os juniores vitorianos, orientados por Daniel Pereira, a deixarem escapar no último minuto um precioso triunfo diante do Casal Velho, campeão distrital da AF Leiria, ficando-se por um empate a seis bolas. 

Ainda assim, subsistem hipóteses matemáticas nas últimas duas jornadas desta 2.ª Fase da prova, na luta por aquele que seria um histórico apuramento para a “final four” da competição.

Também na luta pelo acesso a esse patamar está a formação de iniciados, que, também no sábado, empatou em casa (2-2) frente ao CRI Alhadense (campeão da AF Coimbra), depois de estar com duas bolas de desvantagem.

Nesta epopeia de taças nacionais, arredada do apuramento está a equipa de seniores femininos, que, no domingo, não conseguiu evitar um desaire por 6-0 diante de um opositor apetrechado para mais altos voos, o SCU Torreense, que ainda bem recentemente atingiu as meias-finais da Taça de Portugal.

Leia também...

João Vieira conquista 10.º título nacional nos 20 km marcha

Os atletas João Vieira e Ana Cabecinha sagraram-se hoje, pela 10.ª vez em ambos os casos, campeões nacionais dos 20 km de marcha atlética,…

‘Grandes’ do distrito apurados para os quartos-de-final da Taça do Ribatejo

Já são conhecidas sete das oito equipas que vão disputar os quartos-de-final da Taça do Ribatejo, sendo uma delas da segunda divisão distrital. Fica…

Futsalista vitoriana distinguida pela 1.ª internacionalização por Portugal

Maria Ferreira, atleta de futsal de 13 anos do Vitória Clube de Santarém, recebeu, na última semana, da Federação Portuguesa de Futebol o diploma…

João Ferreira 8º no Ironman em Cascais

João Ferreira, atleta do Clube de Natação de Torres Novas, alcançou um excelente 8ºlugar no Ironman de Cascais, que se realizou no sábado, dia…