A equipa de Uroginecologia do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia iniciou, no passado dia 3 de Maio, uma nova técnica cirúrgica denominada histerectomia vNotes. Para a realização das três primeiras cirurgias, a equipa contou com a presença do Professor JF Baekelandt do Departement of Obstetrics and Gynaecology do Imelda Hospital, situado em Bonheiden, Bélgica, e detentor de uma vasta experiência nesta técnica.

Segundo Margarida Estrela, ginecologista responsável pela Consulta de Uroginecologia do HDS, a histerectomia vNotes é uma técnica minimamente invasiva que utiliza um orifício natural (vagina) para aceder ao órgão a operar (útero) por via laparoscópica (sem a incisão inerente a uma cirurgia “aberta”). De acordo com a médica, “esta técnica é muito vantajosa para as doentes pela inexistência de cicatrizes, pela significativa redução da dor no pós-operatório e no tempo de internamento”.

Segundo a ginecologista, esta técnica permite um regresso célere ao domicílio, assim como uma rápida recuperação à vida familiar, laboral e social das utentes. Também para o cirurgião o posicionamento durante a cirurgia é muito mais confortável e ergonómico, comparativamente à laparoscopia clássica.

“O contributo do Professor JF Baekelandt foi inestimável e permitiu incentivar, aconselhar e complementar a formação realizada (curso prático em modelo) por dois ginecologistas em Outubro de 2021, o que permitiu que as cirurgias realizadas tivessem sido um êxito”, destaca.

Margarida Estrela faz questão de sublinhar que a introdução e desenvolvimento desta técnica foi possível após a apresentação do projecto à Direção Clínica e ao Conselho de Administração do HDS, que o apoiaram desde o início, assim como a aprovação da aquisição do material necessário para este tipo de cirurgia.

Leia também...

A evolução do desporto em que apostar em Portugal

Com a criação da Secretaria de Regulação e Inspeção de Jogos em Portugal, e a chegada de um novo sistema de licenciamento para operadores,…

Seca: “Stress hídrico” afeta produção agrícola e apicultores no Ribatejo Norte 

A seca está a causar “stress hídrico” e a afetar a produção agrícola em todo o Ribatejo Norte, disse hoje a associação de agricultores,…

Crianças de Alpiarça cantam as Janeiras

Crianças do pre-escolar e do 1º Ciclo da Escola EB1JI, do Agrupamento de Escolas José Relvas de Alpiarça, fizeram uma visita aos Paços do…

No Cartaxo, há um estendal ao serviço da comunidade

m parceria com a Associação dos Escoteiros de Portugal – Grupo 72 Cartaxo e o Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 1120 Cartaxo, Pioneiros,…