Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

Vários municípios do distrito de Santarém estão com constrangimentos nos serviços de abastecimento de água na sequência da depressão Kristin, indicaram hoje as empresas Tejo Ambiente e a Águas do Ribatejo.

Segundo a Tejo Ambiente, que serve uma população de aproximadamente 106 mil habitantes, os problemas registam-se em Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar e Vila Nova da Barquinha, municípios onde opera, sobretudo devido à queda de árvores e outras ocorrências associadas às condições meteorológicas adversas.

A empresa, com sede em Ourém, indicou, em comunicado, que tem equipas no terreno a intervir, dando prioridade às situações mais críticas e à reposição gradual da normalidade dos serviços.

Já a Águas do Ribatejo alertou para perturbações no abastecimento de água nos concelhos de Torres Novas — nomeadamente Outeiro Grande, Outeiro Pequeno e Carvalhal do Pombo — e de Coruche, incluindo Carapuções, Arriça e Foros da Arriça.

A empresa garante reservas de água, geradores e equipas técnicas no terreno, trabalhando em articulação com a Proteção Civil, municípios e E-Redes para minimizar os impactos.

Devido a estas condicionantes, os postos de atendimento ao público da Tejo Ambiente encontram-se encerrados ou a funcionar com atendimento limitado, enquanto a Águas do Ribatejo, com sede em Salvaterra de Magos, disponibiliza contactos telefónicos para esclarecimentos.

A Águas do Ribatejo tem 140 mil consumidores nos concelhos de Torres Novas, Chamusca, Alpiarça, Almeirim, Coruche, Salvaterra de Magos e Benavente.

Centenas de ocorrências foram hoje registadas no distrito de Santarém após a passagem da depressão Kristin, na maioria quedas de árvores e de postes de eletricidade.

A passagem da depressão Kristin por território português deixou um rastro de destruição, causando pelo menos três mortos diretamente relacionados com os efeitos do mau tempo, dois em Leiria e um em Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, além de vários desalojados.

O autarca de Leiria apontou ainda a existência de mais dois mortos no concelho devido a paragens cardiorrespiratórias, estando ainda a ser apurado se têm alguma relação com a tempestade.

Os distritos mais afetados foram Leiria (por onde a depressão entrou no território continental), Coimbra, Santarém e Lisboa.

Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações, foram as principais consequências do temporal.

A Proteção Civil está em estado de prontidão especial para nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal, e há avisos meteorológicos vermelhos (nível mais grave) em toda a costa do continente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Detido por furto qualificado no Entroncamento

O Comando Distrital de Santarém da PSP, através da Esquadra do Entroncamento da Divisão Policial de Tomar procedeu à detenção em flagrante delito de…

GNR apreende dez redes para captura ilegal de meixão em Salvaterra de Magos

A Guarda Nacional Republicana de Coruche apreendeu dez redes de pesca, utilizadas na apanha ilegal de meixão no concelho de Salvaterra de Magos na…

Cineteatro Municipal de Constância recebe a Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura

No próximo dia 18 de Janeiro, às 18h00, o Cineteatro Municipal de Constância recebe a Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura (CNL), uma…

Correio Centenário:  U. D. Santarém Campeão Nacional!!!

Este feito assinalável perpetuará o nome do Clube e da cidade no “Quadro de Honra” do Desporto Nacional constituindo uma saudável excepção no depauperado…