Foto ilustrativa

Aviso vermelho nos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre vai vigorar até às 21h00

Sete distritos do continente mantêm-se hoje sob aviso vermelho, o mais elevado, por causa do calor, uma situação que começará a melhorar na terça-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso vermelho nos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre vai vigorar até às 21h00, passando a maior parte a laranja (o segundo mais grave) pelo menos até às 21h00 de terça-feira, à exceção de Setúbal e Lisboa, que às 21h00 de hoje passam para amarelo.

Sob aviso laranja estão hoje Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu, Coimbra e Faro. Em Viseu, Coimbra e Faro este aviso vai vigorar até final do dia de hoje (21h00), em Vila Real durará até às 21h00 de terça-feira e nos distritos de Bragança e Guarda estende-se até às 18h00 de quarta-feira.

Devido à onda de calor que atinge o país, a Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou para os riscos que envolvem a saúde, recomendando que se beba água, evite bebidas alcoólicas e opte por ambientes frescos ou climatizados.

No conjunto de recomendações divulgadas na sexta-feira na sua página da internet, a DGS aconselha também que as pessoas se mantenham em ambientes frescos ou climatizados pelo menos por duas a três horas por dia, evitem a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11h00 e as 17h00, utilizem protetor solar com fator igual ou superior a 30, renovando a sua aplicação de duas em duas horas e após os banhos na praia ou piscina.

Recomenda ainda os cidadãos a usarem roupas claras, leves e largas, cobrir a maior parte do corpo e não esquecer do chapéu e óculos de sol, com proteção ultravioleta, e alerta para a necessidade de dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, tais como crianças, pessoas idosas, doentes crónicos, grávidas, trabalhadores com atividade no exterior e diz que as crianças com menos de seis meses de idade não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta.

Segundo o IPMA, as temperaturas mínimas vão oscilar entre os 17 (Aveiro) e os 26 graus Celsius (Faro) e as máximas entre os 24 (Aveiro) e os 43 (Beja)

Leia também...

Voluntariado para limpar a cidade de Tomar na Semana Global pelo Clima

Tomar assinala a Semana Global do Clima a partir de sexta-feira e…

Ministro do Ambiente recusa que exista falta de água no rio Tejo

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes,…

Catarina Martins ouve preocupações de activistas ambientais em Alcanena

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins esteve reunida no domingo,…

Vila Nova da Barquinha candidata-se a apoio para destruir ninhos de Vespa Asiática

O Município de Vila Nova da Barquinha submeteu recentemente uma candidatura, no…