Silvex encerrada para descontaminação após trabalhador dar positivo ao Covid-19

A empresa de plásticos Silvex está hoje a fazer uma descontaminação total a todas as instalações que possui em Benavente, após confirmação, na madrugada de sábado, de um trabalhador infectado com covid-19.

A empresa encerrou nesse dia os seis pavilhões fabris que possui no complexo industrial de Benavente e, depois da descontaminação de hoje, espera retomar a laboração normal na terça-feira, afirma a administração em comunicado.

Segundo a nota, o trabalhador cujo teste deu positivo “estava em casa desde a passada quarta-feira, em isolamento social, dia em que reportou sintomas”, tendo, assim que foi conhecido o resultado, sido accionados os contactos com a delegada de saúde, que recomendou a descontaminação do pavilhão e a colocação dos 18 trabalhadores que laboravam nesse espaço em quarentena.

PUBLICIDADE

Contudo, “o Grupo de Acompanhamento da Silvex para a covid-19 deliberou internamente o encerramento imediato de todos os pavilhões de produção e do edifício administrativo, para assim garantir uma descontaminação total”, afirma a nota.

A empresa indica que criou o grupo de acompanhamento no início de Fevereiro e “implementou um apertado Plano de Contingência com o objectivo de garantir a saúde e segurança dos seus colaboradores, assim como um plano de comunicação interna regular e de total transparência, capaz de fornecer a informação e conselhos relevantes numa base diária”.

“Foram tomadas todas as medidas de prevenção adaptadas ao tipo de laboração fabril e às instalações em particular, e fornecido o necessário material de protecção pessoal, incluindo luvas, máscaras e óculos”, acrescenta.

A responsável pela Higiene e Segurança no Trabalho da Silvex está em contacto directo com a delegada de saúde da zona e vai reforçar as medidas preventivas já implementadas, bem como antecipar outras previstas no plano de contingência, tal como o começo de controlo de temperaturas de forma regular, afirma ainda o comunicado.

No ponto de situação sobre a situação epidemiológica no município de Benavente, divulgado hoje de manhã pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, é reportada a existência de dois casos confirmados no concelho, ambos não residentes na zona (incluindo o trabalhador da Silvex).

Segundo o comunicado, além dos 14 trabalhadores da Silvex em vigilância activa, há mais sete casos em isolamento social e vigilância activa no concelho.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS