O Aeródromo Municipal Cosme Pedrógão, em Santarém, realizou esta segunda-feira, 28 de Outubro, um simulacro de emergência à escala total, que testou a coordenação dos serviços de socorro face a um cenário complexo de acidente aéreo. A simulação envolveu uma colisão entre um helicóptero de combate a incêndios e um avião civil, resultando em 11 feridos, na sua maioria com fracturas e queimaduras. Este exercício, essencial para a manutenção do Certificado de Aeródromo, envolveu cerca de 160 elementos de diversas entidades, incluindo cerca de 60 operacionais de socorro, apoiados por 13 viaturas, sob a supervisão da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

Filipe Almeirante, diretor do Aeródromo, fez um balanço “muito positivo” do exercício, destacando a “óptima coordenação” entre as entidades envolvidas, mas notando pequenos ajustes necessários para melhorar a resposta a emergências. “Detectámos um ou outro ponto a ajustar, mas nada de grave. E é justamente para corrigir eventuais falhas que fazemos estes simulacros”, sublinhou.

O presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, acompanhou o simulacro, reforçando o compromisso do município com a segurança e a preparação operacional do aeródromo. Anunciou, ainda, um reforço de meios para a Companhia de Sapadores Bombeiros de Santarém, visando aumentar a capacidade de resposta do aeródromo na próxima época de incêndios.

Durante o simulacro, foi accionado um helicóptero de combate a incêndios para uma ocorrência em Biscainho, Coruche, mas, ao regressar, o helicóptero sofreu um incêndio no motor, obrigando a uma aterragem de emergência. Durante a aterragem, colidiu com um avião civil que tentava descolar sem autorização, situação que levantou suspeitas à PSP. A polícia mobilizou cerca de vinte agentes, que, ao apreenderem um passageiro em fuga, identificaram armas e 50 quilos de estupefacientes a bordo do avião.

A operação de socorro envolveu corpos de bombeiros de Santarém, Alcanede, Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Pernes, Rio Maior e Salvaterra de Magos, além da Cruz Vermelha e da equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Santarém. O simulacro incluiu a instalação de um hospital de campanha e um corredor de emergência até ao Hospital Distrital de Santarém, com o apoio da PSP.

Leia também...

Exposição de Fotografia “Olha” de Valter Vinagre na Golegã

A Galeria de Arte João Pedro Veiga, na Golegã, vai receber, no próximo dia 15 de Junho, a exposição de Fotografia “Olha” de Valter…

Homem de 67 anos detido depois de matar sobrinho em Tomar

Um homem de 67 anos foi hoje detido depois de ter matado a tiro um sobrinho, de 46, na localidade de Carvalheiros, Tomar, tendo…

“Os grandes líderes também erram”

“Segredos de Liderança” é o nome do livro que Patrícia Matos acaba de lançar. Nesta obra, a autora reuniu dez histórias de liderança, homens…

Federação portuguesa quer promover peregrinação equestre nos Caminhos de Santiago

A Federação Portuguesa do Caminho de Santiago quer promover a peregrinação equestre, revitalizando a tradição de peregrinar a cavalo até Santiago de Compostela, em…