O Município de Torres Novas disponibiliza um sistema de partilha pública de bicicletas, «BUTe», que inclui o conjunto de equipamentos destinados a permitir a utilização gratuita e temporária das 20 bicicletas já disponíveis nas estações do Jardim Municipal da Silvã, Largo D. Diogo Fernandes de Almeida, Rua da Várzea e Largo General Humberto Delgado. O investimento ascendeu aos 110 mil euros, acrescidos do IVA, e a entrada em funcionamento foi assinalada no Largo General Humberto Delgado.

A utilização deste sistema depende de um registo prévio de adesão, efetuado através de formulário disponível no site https://cm-torresnovas.pt, na aplicação BUTe (disponível na App Store e Google Play) e no Posto de Turismo.

O serviço de bicicletas de uso partilhado funciona todos os dias, no horário compreendido entre as 07h00 e as 21h00, sendo o tempo máximo de utilização de 2 horas.

Focado na promoção das vantagens da utilização da bicicleta como opção de transporte nas deslocações urbanas, o Município de Torres Novas assume o ganho de preponderância do modo ciclável em meio urbano como rápido, prático, saudável e acessível à maioria da população, sem consumo de combustíveis fósseis, sem emissões atmosféricas, com baixos níveis de ruído, ocupando um reduzido espaço público e potenciando a intermodalidade.

Inserida num conjunto de políticas públicas de planeamento e desenvolvimento sustentável, a Rede Ciclável de Torres Novas apresenta-se como um projeto de promoção de mobilidade sustentável, seguindo as novas tendências nacionais e internacionais, contribuindo decisivamente para a alteração modal, ainda muito assente na utilização do transporte individual automóvel, e, consequentemente para a redução das emissões de CO2 no setor dos transportes. Estas prioridades assumem especial incidência nas deslocações quotidianas dos residentes e visitantes.

Leia também...

BE questiona Governo sobre “situação precária” do Banco Português de Germoplasma Animal

O Bloco de Esquerda quer saber se o Governo vai fazer o…

Santuário de Fátima recebeu 290 mil pedidos de oração em 2018

O Santuário de Fátima recebeu 290 mil pedidos de oração em 2018,…

João Leite escolhe APPACDM para primeira visita institucional como presidente da Câmara de Santarém

João Teixeira Leite, presidente da Câmara Municipal de Santarém visitou segunda-feira, 9…

Câmara de Coruche com novas regras de controlo de álcool para “defender trabalhadores”

A Câmara de Coruche tem em consulta pública um novo regulamento de…