A União Desportiva de Santarém perdeu este domingo, em casa, frente ao Mafra, por 2-1, numa partida de sentido único e que teve um justo vencedor.
A turma Scalabitana nunca se encontrou e depois de sofrer um golo logo aos 26 minutos, apontado por Niang (homem do jogo), viu ainda o seu ponta de lança Sidy ser expulso, por acumulação de amarelos (bem mostrados) à passagem dos 36 minutos da etapa inicial.
O CD Mafra deslocou-se ao Campo Chã das Padeiras, casa da UD Santarém, para conquistar mais três pontos e percebeu-se essa intenção desde o primeiro lance da partida.
Numa primeira parte em que a União não rematou à baliza limitando-se a bombear a bola para a frente de ataque em lances facilmente anulados pela competente defensiva do Mafra, o golo dos visitantes chegou cedo, com Niang a cabecear sem oposição entre os centrais da casa, servido com precisão por Beni Junior. Acabaria por receber o prémio de ‘Homem do Jogo’ no final do encontro. O avançado contribuiu de forma directa para a vitória do Mafra com um golo, e causou grandes dificuldades à defesa adversária com uma pressão intensa e constante.
Pouco depois, ainda antes do intervalo, a União de Santarém ficou reduzida a dez elementos após expulsão de Sidy, por duplo amarelo, numa falta a pés juntos sobre o guarda-redes contrário. Um lance incompreensível para quem já tinha visto um cartão amarelo e que comprometeu seriamente toda a equipa.
E se o domínio do Mafra foi por demais evidente nos primeiros 45 minutos, o segundo tempo veio confirmar esse domínio com as entradas de Ninte e Gabriel, dois homens rapidíssimos que souberam rasgar a defensiva contrária em diversos momentos de jogo. Num desses, o central Nuno Reis foi obrigado a fazer falta sobre Gabriel já no interior da área, assinalada na respectiva marca de grande penalidade que Vítor Gonçalves converteu no segundo golo do Mafra.
Aos 67 minutos, Eberth reduziu para a União ao assinar o 2-1 num remate de cabeça já no interior da pequena área, mas o Mafra controlou a partida até final, que permaneceu até final, apesar de outras oportunidades que o Mafra teve no segundo tempo, nomeadamente à passagem do minuto 73, com Ruben Pinto a levar a bola ao travessão da baliza de Hidalgo na transformação de um livre directo.
Do lado da União registo apenas para um cabeceamento de Eberth ao lado do poste direito da baliza do Mafra, aos 79 minutos de jogo.
Com esta vitória fora de portas, o CD Mafra alcançou o terceiro lugar da classificação, passando a somar 15 pontos, mais sete do que a UD Santarém, oitava classificada, com oito pontos.
Na próxima jornada os mafrenses recebem o Atlético CP e os escalabitanos visitam o restelo para defrontar o Belenenses, 2.º com 16 pontos.
FICHA DE JOGO
UD SANTARÉM 1 – 2 CD MAFRA (0-1 ao intervalo)
Liga 3, 8.ª jornada – Série B, Campo Chã das Padeiras
Árbitro: Carlos Teixeira, assistido por Márcio Ribeiro e Fábio Araújo. Quarto árbitro: Pedro Vieira.
- SANTARÉM: Hidalgo; Jaime Simões (CAP.), Pedro Pereira e Nuno Reis (Rodrigo Teixeira, 66’); David Monteiro (Rui Silva, 84’), Idrissa, Noah (Castro, 56’) e João Ricardo; Águas (Rodeia, 84’), Tiago Madeira (Eberth, INT) e Sidy
Suplentes não utilizados: Pedro Teixeira, Rafa Midões, Diogo Ramos e Edu Marcante
Treinador: Carlos Fernandes
Disciplina: cartão amarelo para Sidy (20’) e cartão vermelho para Sidy (35’, por acumulação)
MAFRA: Pedro Silva; Celso Raposo, Camará, Kauê Alves (Santiago Serra, 84’) e Beni Junior; Rúben Pinto (CAP.) (Rossi, 84’), Braima (Ninte, 58’) e Lénio; Vítor Gonçalves (Ferreira, 84’), Iheanacho (Gabriel, 58’) e Niang
Suplentes não utilizados: Luís Ribeiro, Rodri, Mani Djaló e Moreira
Treinador: Orest Shala
Disciplina: cartão amarelo para Iheanacho (10’) e Braima (16’)
Golos: 0-1 por Niang (25’), 0-2 por Vítor Gonçalves (61’, g.p.), 1-2 por Eberth (67’)
Homem do Jogo: Niang (CD Mafra).

