Sociedade Recreativa Operária de Santarém reactiva grupo de teatro

A Sociedade Recreativa Operária de Santarém (SRO), reactivou recentemente o Grupo Cénico da SRO que estreou já este mês com o espectáculo “Conserto para Concerto”.

O projecto da SRO é um teatro de comédia, que o grupo pretende desenvolver como sua identidade artística. O Grupo Cénico, assim chamado, ressurge ao fim de 103 anos depois daquela colectividade ter sido uma das mais importantes na dinâmica teatral da cidade, segundo a foto original encontrada no sotão, e restaurada pelo Mestre Quintino Suspiro.

Desde que foi fundada em 1915 que a SRO sempre orientou a sua acção para actividades culturais, de promoção social e cívica, dirigidas aos operários, proporcionando-lhes condições para a ocupação saudável de tempos livres e de lazer. Por esse facto foi adoptado como patrono da Colectividade o Padre Francisco Nunes da Silva, que no seu testamento contemplava a defesa do Operariado.

PUBLICIDADE

O seu grupo de teatro foi fundado em 1916, e levou à cena vários êxitos até ao princípio da década de 60, altura em que a conjuntura política de então, marcada pelo início da guerra em África, fez terminar a sua actividade.

A vivência desta colectividade permite a todos a fruição de diversas actividades sócio-culturais, de lazer, e beneméritas (Dadores de Sangue), tendo actualmente uma relevante dinâmica.

O actual Grupo Cénico da SRO voltará a apresentar o seu espectáculo no próximo dia 3 de Maio, às 21h30, na sua sede.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS