Foto de arquivo

A Sopa da Pedra e as Caralhotas de Almeirim já são certificadas em Portugal. Estes dois produtos originários da cidade de Almeirim estão também em processo de certificação internacional.

O processo das duas especialidades típicas do concelho foi analisado pelo Ministério da Agricultura que aprovou o pedido, estando também a certificação já a ser analisada na Comissão Europeia, que deverá concluir o processo no próximo ano.

“Esta certificação é não só fundamental para manter a tradição da Sopa da Pedra e das Caralhotas, mas também garante a quem vai experimentar estas duas especialidades, o possa fazer com a certeza de que são verdadeiras, e assim criar condições para que tenham cada vez mais valor acrescentado”, assinala Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim.

As Caralhotas receberam a Indicação Geográfica Protegida e a Sopa da Pedra, com a aprovação da União Europeia, será o segundo produto no país com o reconhecimento de especialidade tradicional garantida (ETG). Assim que os dois processos estiverem concluídos, Almeirim será um dos concelhos com mais produtos certificados.

Leia também...

Proteção Civil alerta para aumento do risco de incêndio e para proibição de queimadas

A Proteção Civil alertou esta sexta-feira, 10 de Maio, para o aumento do risco de incêndio a partir de sábado, chegando ao nível ‘muito…

Câmara de Santarém preocupada com ausência de informação da Infraestruturas de Portugal sobre encosta das Portas do Sol

A Câmara de Santarém reafirmou hoje a “enorme preocupação” com a ausência de informação da Infraestruturas de Portugal sobre a consolidação da encosta das…

Despiste em Santarém provoca cinco feridos e corte da A1

O despiste de uma viatura hoje na Autoestrada do Norte (A1), em Almoster, concelho de Santarém, provocou cinco feridos e o corte da via…

Centros da Chamusca trataram 398 mil toneladas de resíduos industriais perigosos em 2019

Os dois Centros Integrados de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos (CIRVER) localizados na Chamusca receberam 398 mil toneladas de resíduos industriais perigosos de…