Foto de arquivo

A Sopa da Pedra e as Caralhotas de Almeirim já são certificadas em Portugal. Estes dois produtos originários da cidade de Almeirim estão também em processo de certificação internacional.

O processo das duas especialidades típicas do concelho foi analisado pelo Ministério da Agricultura que aprovou o pedido, estando também a certificação já a ser analisada na Comissão Europeia, que deverá concluir o processo no próximo ano.

“Esta certificação é não só fundamental para manter a tradição da Sopa da Pedra e das Caralhotas, mas também garante a quem vai experimentar estas duas especialidades, o possa fazer com a certeza de que são verdadeiras, e assim criar condições para que tenham cada vez mais valor acrescentado”, assinala Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim.

As Caralhotas receberam a Indicação Geográfica Protegida e a Sopa da Pedra, com a aprovação da União Europeia, será o segundo produto no país com o reconhecimento de especialidade tradicional garantida (ETG). Assim que os dois processos estiverem concluídos, Almeirim será um dos concelhos com mais produtos certificados.

Leia também...

Círculo Cultural Scalabitano reconhece mérito de associados e fundadores

O Círculo Cultural Scalabitano celebrou o seu 65.º aniversário com um jantar onde foram agraciados com a Medalha de Honra do Círculo, para além…

Dia da Mulher: “Mesmo quando a igualdade plena for uma realidade, o Dia da Mulher deve continuar a ser celebrado”

Mónica Frazão Ainda faz sentido celebrar o Dia da Mulher? O Dia Internacional da Mulher celebra-se a 8 de Março, desde 1977, proclamado pelas…

Quatro pessoas caem em fossa pecuária na Chamusca

Quatro pessoas caíram dentro de “uma fossa” de uma exploração pecuária na Chamusca, tendo uma delas sido retirada em “estado grave”, disse hoje à…

Cinco pessoas detidas pela GNR por tráfico de droga

Cinco pessoas foram detidas na terça-feira, 29 de Outubro, pela prática do crime de tráfico de droga na sequência de uma investigação que decorria…