Foto de arquivo

A Sopa da Pedra e as Caralhotas de Almeirim já são certificadas em Portugal. Estes dois produtos originários da cidade de Almeirim estão também em processo de certificação internacional.

O processo das duas especialidades típicas do concelho foi analisado pelo Ministério da Agricultura que aprovou o pedido, estando também a certificação já a ser analisada na Comissão Europeia, que deverá concluir o processo no próximo ano.

“Esta certificação é não só fundamental para manter a tradição da Sopa da Pedra e das Caralhotas, mas também garante a quem vai experimentar estas duas especialidades, o possa fazer com a certeza de que são verdadeiras, e assim criar condições para que tenham cada vez mais valor acrescentado”, assinala Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim.

As Caralhotas receberam a Indicação Geográfica Protegida e a Sopa da Pedra, com a aprovação da União Europeia, será o segundo produto no país com o reconhecimento de especialidade tradicional garantida (ETG). Assim que os dois processos estiverem concluídos, Almeirim será um dos concelhos com mais produtos certificados.

Leia também...

GNR lança alerta para burlas de falsos funcionários da Segurança Social

O Comando Territorial de Santarém da GNR lançou esta terça-feira, 21 de Janeiro, um alerta sobre burlas de falsos funcionários da Segurança Social a…

Dois casos positivos de Covid-19 em lar de idosos

A presidente da direcção e directora técnica do Lar Evangélico Nova Esperança, em Alcanhões, concelho de Santarém, estão infectadas com o novo coronavírus (Covid-19).…

Distrito de Santarém com risco extremo de exposição à radiação UV

Sete distritos de Portugal continental apresentam esta sexta-feira, 28 de Junho, um risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português…

Jovem de Salvaterra de Magos morre em colisão com autocarro

Um jovem, natural de Salvaterra de Magos, morreu este domingo, 17 de Novembro, na sequência de um despiste, seguido de colisão contra um veículo…