Sopa da Pedra e Caralhotas de Almeirim obtém certificação em Portugal

Foto de arquivo

A Sopa da Pedra e as Caralhotas de Almeirim já são certificadas em Portugal. Estes dois produtos originários da cidade de Almeirim estão também em processo de certificação internacional.

O processo das duas especialidades típicas do concelho foi analisado pelo Ministério da Agricultura que aprovou o pedido, estando também a certificação já a ser analisada na Comissão Europeia, que deverá concluir o processo no próximo ano.

PUBLICIDADE

“Esta certificação é não só fundamental para manter a tradição da Sopa da Pedra e das Caralhotas, mas também garante a quem vai experimentar estas duas especialidades, o possa fazer com a certeza de que são verdadeiras, e assim criar condições para que tenham cada vez mais valor acrescentado”, assinala Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim.

As Caralhotas receberam a Indicação Geográfica Protegida e a Sopa da Pedra, com a aprovação da União Europeia, será o segundo produto no país com o reconhecimento de especialidade tradicional garantida (ETG). Assim que os dois processos estiverem concluídos, Almeirim será um dos concelhos com mais produtos certificados.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS