O projecto Speed Talent – Acelerador de talentos já arrancou por todo o Alentejo e também na região do Ribatejo. O objectivo é apoiar e incentivar jovens empreendedores, bem como algumas Star-up e Spin-off a terem as suas ideias apoiadas por um conjunto de nove instituições para que surjam novos e melhores modelos inovadores de desenvolvimento.
Pretende-se o aumento do número de empresas de base tecnológica, procurando assim atingir qualidade de excelência em todos as iniciativas implementadas.
O Speed Talent assenta nas sinergias criadas entre o Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), a Universidade de Évora, a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), o Nucleo Empresarial da região de Évora (NERE), a Associação Nacional de Jovens empresários (ANJE), o
Sines Tecnopolo, o Instituto Politécnico de Portalegre, o Instituto Politécnico de Beja e o Instituto Politécnico de Santarém.
“Transforma a tua região. Acelera o teu talento junto dos parceiros”
O Projecto Speed Talent – Acelera- dor de talentos está determinado em promover o contacto directo entre os jovens empreendedores e os mentores e promotores dos projectos inovadores, estimulando o espírito empresarial e o trabalho em parceria.
Com a atracção de novos empreendedores, pretende-se incentivar a criação de empresas de base tecnológica no Alentejo e no Ribatejo. Uma das frases chave para este modelo, “Transforma a tua região. Acelera o teu talento junto dos parceiros” – revela uma vontade indiscutível em promover novos centros de conhecimento e diversificar a oferta.
É neste contexto que surge também como parceiro o Instituto Politécnico de Santarém. A instituição ajuda a promover de forma muito clara a transferência de ciência e tecnologia dos centros de conhecimento para as empresas. Na prática aproximam-se, criando sinergias, a instituição de ensino superior, jovens estudantes e o tecido empresarial da região, onde forem detectadas ideias verdadeiramente inovadoras. “Inovamos e crescemos Além-Tejo”
Descubra todas as iniciativas de apoio ao empreendedorismo, Start-up e Spin-off no âmbito do Speed Talent – Acelerador de Talentos bem como no âmbito de outras iniciativas, junto de cada uma das entidades mentoras.
Este projecto é financiado através dos programas Alentejo 2020, Portugal 2020, mas conta também com o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia.