O surto de covid-19 que decorre desde 29 de Outubro na Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) do Pego, no concelho de Abrantes, causou a morte a três utentes, disse hoje à Lusa fonte das autoridades de saúde.

“A evolução do surto é que existem três óbitos no Lar, em três utentes”, disse à agência Lusa a delegada de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, “uma das quais a primeira pessoa diagnosticada” neste surto com o vírus SARS-CoV-2 e que infectou, até ao dia de hoje, um total de 80 pessoas, entre utentes e funcionários da ERPI do Centro Social do Pego.

Maria dos Anjos Esperança disse que os óbitos reportam-se a pessoas com idade avançada, com outras patologias, nomeadamente respiratórias e cardíacas e que, “com esta doença da covid-19, as comorbidades que as pessoas tiverem podem contribuir para desfechos mais fatais”.

A ERPI tem 65 utentes e 71 funcionários. Além dos 80 casos confirmados na ERPI em Pego, afectando 60 utentes e 20 profissionais, há a registar mais um caso positivo numa outra valência do Centro Social do Pego, avançou a responsável.

“No centro de dia do Centro Social do Pego foram testados todos os utentes e funcionários e um profissional acusou positivo”, disse hoje a delegada de saúde, tendo referido que as autoridades vão “proceder à desinfecção do centro de dia para que possa depois reabrir”.

Maria dos Anjos Esperança disse ainda à Lusa que um outro surto foi identificado no concelho de Abrantes, numa casa de acolhimento em Carvalhal, e que afecta 18 pessoas, entre utentes, profissionais e proprietários do espaço.

Leia também...

Empresários do Ribatejo procuram financiamento alternativo à banca tradicional

“As empresas precisam de instrumentos financeiros mais apropriados para desenvolverem uma verdadeira…
Foto de Arquivo

Despiste de ligeiro de mercadorias provoca um ferido grave

Uma pessoa ficou ferida com gravidade na sequência do despiste de uma…

Sociedade Recreativa Operária homenageia Padre Chiquito

A Sociedade Recreativa Operária (SRO) de Santarém prestou ontem homenagem ao Padre…

Autarcas da Lezíria do Tejo preocupados com greve dos motoristas

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) emitiu um comunicado esta…