O surto de covid-19 que decorre desde 29 de Outubro na Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) do Pego, no concelho de Abrantes, causou a morte a três utentes, disse hoje à Lusa fonte das autoridades de saúde.

“A evolução do surto é que existem três óbitos no Lar, em três utentes”, disse à agência Lusa a delegada de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, “uma das quais a primeira pessoa diagnosticada” neste surto com o vírus SARS-CoV-2 e que infectou, até ao dia de hoje, um total de 80 pessoas, entre utentes e funcionários da ERPI do Centro Social do Pego.

Maria dos Anjos Esperança disse que os óbitos reportam-se a pessoas com idade avançada, com outras patologias, nomeadamente respiratórias e cardíacas e que, “com esta doença da covid-19, as comorbidades que as pessoas tiverem podem contribuir para desfechos mais fatais”.

A ERPI tem 65 utentes e 71 funcionários. Além dos 80 casos confirmados na ERPI em Pego, afectando 60 utentes e 20 profissionais, há a registar mais um caso positivo numa outra valência do Centro Social do Pego, avançou a responsável.

“No centro de dia do Centro Social do Pego foram testados todos os utentes e funcionários e um profissional acusou positivo”, disse hoje a delegada de saúde, tendo referido que as autoridades vão “proceder à desinfecção do centro de dia para que possa depois reabrir”.

Maria dos Anjos Esperança disse ainda à Lusa que um outro surto foi identificado no concelho de Abrantes, numa casa de acolhimento em Carvalhal, e que afecta 18 pessoas, entre utentes, profissionais e proprietários do espaço.

Leia também...

Novo caso suspeito de Coronavírus detectado em Torres Novas

Um novo caso suspeito de estar infectado com Covid-19 foi esta terça-feira, 25 de Fevereiro, encaminhado para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, depois…

Distrito de Santarém com meios similares a 2018 na fase crítica dos incêndios

O dispositivo de combate a incêndios no distrito de Santarém para a fase mais crítica é idêntico ao de 2018, com 658 operacionais, 151…

Torres Novas testa plano de emergência com simulacro de incêndio em Vale da Serra

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Torres Novas e a Unidade Local de Proteção Civil (ULPC) da Freguesia de Pedrógão, em colaboração com…

Jurista da DECO realiza atendimento no NIAC

Nos dias 30 de Dezembro, 7 e 21 de Janeiro, o jurista da DECO realiza atendimento, entre as 9h30 e as 12h30, nas instalações…