Um surto do novo coronavírus no Centro de Apoio a Deficientes Profundos João Paulo II, em Fátima, concelho de Ourém, infectou 30 pessoas, entre utentes e funcionários.

“Recebemos a semana passada o alerta de dois casos positivos no Centro de Apoio a Deficientes e iniciámos o rastreio na instituição”, explicou Ana San-Bento, delegada de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo.

Segundo a médica, “numa primeira fase foram testados todos os colaboradores e utentes desse piso, e desse rastreio identificámos 28 casos positivos, dos quais 13 são funcionários”.

“No total, temos 30 casos positivos, dos quais 13 são funcionários”, adiantou, referindo que na segunda-feira “foram testados os restantes colaboradores, aguardando-se os resultados”.

Ana San-Bento informou que “também os utentes residentes noutras partes da instituição serão testados nos próximos dias”, salientando que “apenas um utente necessitou de ser transferido para uma unidade hospitalar”.

A delegada de saúde esclareceu que a instituição já activou o seu plano de contingência e, “como está organizada por módulos, facilita o combate à propagação” da doença.

“Os casos positivos vão ser colocados num dos módulos, facilitando o seu isolamento”, declarou Ana San-Bento, realçando que a situação está a ser acompanhada “em articulação com a Proteção Civil e Segurança Social”.

O Centro de Apoio a Deficientes Profundos João Paulo II, em Fátima, no distrito de Santarém, é gerido pela União das Misericórdias Portuguesas (UMP).

Criado em 1989, “tem capacidade para acolher 192 pessoas com idades entre os 3 e os 65 anos” e a sua equipa técnica é composta por 212 pessoas, segundo o ‘site’ da UMP.

Além do lar residencial, tem ainda um centro de actividades ocupacionais e uma escola de educação especial.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…