Surto no Hospital de Santarém com 15 profissionais infectados pela covid-19

O Hospital Distrital de Santarém confirmou esta terça-feira, 20 de Outubro, a presença de um surto de covid-19 com um total de 15 profissionais infectados.

Entre os profissionais infectados, dez são enfermeiros, três assistentes operacionais, um médico e uma assistente técnica. Para além dos profissionais infectados, a unidade hospitalar tem actualmente 27 doentes internados com covid-19: 25 deles em enfermaria dedicada e dois em unidade de cuidados intensivos.

Em comunicado enviado às redacções, o Conselho de Administração do Hospital Distrital de Santarém refere que “após ter sido identificado um profissional de saúde do serviço de Medicina positivo para covid-19”, foram realizados testes de despiste a “todos os contactos de risco, conforme o que está definido no plano de contingência deste hospital”.

PUBLICIDADE

A mesma nota adianta que foi realizada durante esta manhã uma “descontaminação profunda dos espaços físicos envolvidos e à reorganização e distribuição das equipas de enfermagem e dos doentes internados”, medidas que se destinam a “garantir a segurança de todos e a manter a qualidade dos serviços do hospital”.

“Os doentes internados, neste momento, continuam a receber todos os cuidados adequados”, assinala o documento.

A administração do HDS garante ainda que a unidade hospitalar está a funcionar em pleno e assegura que os utentes podem “dirigir-se ao Hospital com toda a confiança, respeitando e cumprindo as orientações da Direção-Geral de Saúde”.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS