Surtos de Covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa preocupam Comissão Distrital de Protecção Civil de Santarém

A Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém decidiu manter activo o Plano de Emergência Distrital, após reunir no passado dia 1 de Julho, relembrando que é “prioritário manter as regras de protecção ao novo Coronavírus” e recorda que a “imprevisibilidade deste novo vírus, SARS-CoV-2, obriga todos a um reforço de comportamentos de protecção individual e colectiva”.

Em comunicado, a Comissão Distrital de Protecção Civil refere que “o surgimento de novos surtos e o aumento continuado de novos infectados, em particular na Área Metropolitana de Lisboa, pode ter um grande impacto no distrito de Santarém”.

“A Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém vê com enorme preocupação o contínuo aparecimento de casos no distrito de Santarém”, assinala a mesma nota.

PUBLICIDADE

O mês de Julho marca, também, o início da época de férias com o ‘regresso à terra’ de muitos conterrâneos e também um maior fluxo de turistas”, o que leva a Comissão a avisar que este “Verão tem de ser diferente e a realidade da Covid-19 deve obrigar cada um a proteger-se a si próprio, aos seus familiares e à comunidade a que pertence”.

A Comissão Distrital de Proteção Civil apela ainda a toda a população que reforce os cuidados de protecção e que o desconfinamento, nesta época, exige maior responsabilidade individual e social.

O organismo recorda as regras emitidas pela Direção-Geral de Saúde e relmebra os quatro passo essenciais de proteção:

“Distanciamento Social – se encontrar um amigo, familiar ou conhecido dê um passo atrás e sorria. Lembre-se que o contacto pessoal (abraço, beijo, aperto de mão) potencia o contágio. Higienização das mãos – Lave frequentemente as mãos, cumprindo os 20 segundos no mínimo de duração da lavagem, ou desinfete-as com solução alcoólica. Etiqueta Respiratória – se tossir ou espirrar faça-o para o cotovelo ou para um lenço descartável e coloque-o no lixo. Uso de máscara – use sempre máscara em locais públicos fechados e em situação de aglomerados de pessoas”.

A Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém lembra que o “combate a este novo vírus faz-se com o comportamento preventivo e adequado de todos”.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS