O Município de Santarém vai participar na final da 2ª edição do Festival da Canção Rural, que tem lugar amanhã, dia 02 de setembro (sábado), às 21h30, no Palco Florados, em Lagoa. Susana Alves volta a representar a Câmara de Santarém, com a Canção “Alma da Vindima”, com letra e música de João Madeira, acompanhada pela Orquestra do Festival e pelo músico João Madeira.

A Gala terá transmissão em direto no Facebook do Município de Santarém: https://www.facebook.com/municipiodesantarem que vai partilhar a emissão online do Festival.

A segunda edição deste Festival, em Lagoa, conta com a participação de 12 canções originais cujos autores e intérpretes se apresentam todos, em representação dos respetivos municípios, que integram a Associação de Municípios Portugueses do Vinho AMPV – promotora deste Festival. O júri determinará o intérprete vitorioso, após a soma das pontuações atribuídas na eliminatória e na final.

Para Susana Alves, natural de Santarém, a sua “relação com a música e com o teatro é primordial, como começar a andar ou a falar. A família toda sempre esteve ligada a este meio, entre outros projetos, mas mais em concreto ao Veto Teatro-Oficina e à Orquestra Típica Scalabitana. (…) A partir daqui começam a surgir as colaborações com o Grupo de Guitarra e Canto de Coimbra, do Centro Cultural Regional de Santarém bem como participações frequentes em eventos culturais. Surge o projeto de covers Sem Filtro com o músico Pedro Salvador e Ricardo Silva e mais tarde Susana e os Clandestinos, mantendo o Pedro Salvador e agora com o músico Rui Galveias. Em 2008, pela mão de José Campos e Sousa, Arnaldo Vasques e José Morte chegámos ao primeiro lugar do Festival Cantar a Terra, nas Festas de São José e, em 2015 o segundo lugar no primeiro Festival da Canção da Figueira da Foz sob orientação do maestro, António Matias.

Embora mais afastada destes meios, por ter estado 8 anos a morar fora da Cidade, continuo a colaborar com o Veto Teatro Oficina, mais concretamente com o espetáculo “Cem anos de Poemas e Canções” cuja direção musical é de João Madeira. É neste contexto que a minha amizade com o João se estreitou, tendo já colaborado com ele e com as suas bandas, Get Back e Carpintaria Royal, em diversos espetáculos”.

Esta iniciativa tem como objetivo estimular a composição de temas musicais com acompanhamento vocal, em que os textos (poemas) contribuam para a valorização e visibilidade do mundo rural.

Leia também...

Ex-presidente do Cartaxo renúncia ao mandato por motivos profissionais

O ex-presidente da Câmara do Cartaxo Pedro Ribeiro (PS), derrotado pelo PSD nas eleições do passado dia 26 de Setembro, justificou a sua renuncia ao…

Abrantes aprova contas de 2019 com redução da dívida para 5,3 milhões de euros

O município de Abrantes encerrou o ano de 2019 com uma dívida de 5,3 milhões de euros, menos 1,7 milhões que em 2018 (uma…

Barrica dos Livros convida à leitura nas Portas do Sol

No âmbito do projecto Verão In.Santarém foi ontem inaugurada uma ‘Barrica de Livros’ no Jardim Portas do Sol. A iniciativa que chega pela primeira…

Despiste de motociclo provoca uma vítima mortal na estrada entre Espinheiro e Abrã

Uma vítima mortal é o resultado de um despiste de um motociclo na tarde desta quarta-feira, 14 de Julho, na Estrada Municipal que liga…