Tata Martins conquista primeira medalha para Portugal no Europeu de Ciclismo

A ribatejana Maria Martins classificou-se, na quarta-feira, 16 de Outubro, no terceiro lugar na prova de scratch do Campeonato da Europa de Pista, em Apeldoorn, Holanda. A atleta natural da Moçarria conquistou a primeira medalha de sempre do ciclismo feminino português em Europeus de elite.

A prova de 10 quilómetros, 40 voltas à pista, foi disputada em ritmo elevado, mas sem grandes ataques ou mudanças de velocidade. As movimentações mais fortes aconteceram nas últimas dez voltas.

Maria Martins esteve sempre atenta, seguindo as adversárias mais conceituadas nos momentos fulcrais da prova. Já dentro da última volta, a corredora ribatejana teve a frieza e a inteligência para aproveitar uma nesga na parte de dentro da pista, ultrapassando por aí a espanhola Ana Usabiaga, chegando, assim ao terceiro lugar. A britânica Emily Nelson conquistou o título europeu e a irlandesa Shannon McCurley ficou com a medalha de prata.

Foi a primeira vez que Portugal conseguiu subir ao pódio de um Campeonato da Europa de Elite no sector feminino. “A Maria esteve muito bem durante toda a corrida, tanto na gestão da energia ao longo da prova como na capacidade para esperar pelo momento certo para atacar a medalha”, explica o seleccionador nacional, Gabriel Mendes.

“Esta medalha é muito especial, por ser a primeira em elite, mas também por surgir ao cabo de uma época muito longa. Significa que estamos no bom caminho para aquele que é o principal objectivo, lutar pela qualificação olímpica em omnium. Este resultado funciona como uma motivação extra”, confessa Maria Martins.

Rui Oliveira foi o outro português em pista na jornada de arranque deste Europeu. O gaiense também alcançou um resultado de relevo, sendo o quinto classificado na prova de eliminação. “Foi uma corrida muito nervosa e muito exigente. Houve necessidade de vários momentos de recolocação. O Rui esteve muito bem, regressando à pista com um resultado que considero muito bom”, assegura Gabriel Mendes.

A prova de eliminação foi ganha pelo italiano Elia Viviani, que foi acompanhado no pódio pelo francês Bryan Coquard, segundo, e pelo polaco Filip Prokopyszyn, terceiro.

A Equipa Portugal compete novamente na jornada de quinta-feira. O sub-23 Iuri Leitão estreia-se entre a elite às 18h30, na disciplina de scratch. Às 19h25 Maria Martins compete em eliminação.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS