É já no próximo sábado, dia 7 de Maio, que o coreógrafo e bailarino torrejano David Marques sobe ao palco do Teatro Virgínia com o seu mais recente espectáculo: «Teorias da Inspiração». David Marques nasceu em Torres Novas, e estudou na ESD – IPL e no CCN Montpellier. A sua peça “Mistério da Cultura” recebeu o Prémio Autores 2020 da SPA para Melhor Coreografia e o solo “Dança sem Vergonha” foi considerado pelo jornal Expresso um dos espectáculos do ano de 2020.

De acordo com a sinopse do espectáculo que traz a Torres Novas este fim de semana: «Inspiração. Julho, 1992 – no Teatro Virgínia, em Torres Novas, apresentava-se o espetáculo que marcava o fim do ano letivo da escola de dança onde tinha acabado de entrar. Sentado na plateia, com seis anos, não podia imaginar quanto aquela peça encheria os pulmões do meu trabalho coreográfico. Refletindo sobre inspiração artística pensei de imediato naquele espetáculo e no impacto que teve em mim. Expiração. Ao procurar a cassete vhs onde o tinha gravado, percebi que ela tinha desaparecido. Sem o registo vídeo, abria-se espaço para um exercício de rememoração e especulação.

Numa conversa recente com a professora Helena Azevedo apercebi-me que ‘Mulher Traço Variações’ tinha sido criado com o intuito de agradar ao público torrejano que, no ano anterior, teria abandonado a sala insatisfeito durante a apresentação das alunas. Para minha surpresa, o espetáculo-inspiração de 1992 aparecia-me agora, não como um projeto vanguardista, mas antes como um gesto de aproximação, obrigando-me a questionar a minha própria mitologia. Num labirinto de espelhos e sopros, Teorias da Inspiração semeia uma ficção conspirativa sobre estes espetáculos sem rasto reativados agora pela memória e pela imaginação.»

O espetáculo tem início às 21h30 e os bilhetes têm o custo de 7,5€, sendo aplicáveis descontos. Podem ser adquiridos na bilheteira local (segunda a sexta das 15h às 18h30), nos pontos aderentes Fnac e Worten ou online em www.bol.pt

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…