É já no próximo sábado, dia 7 de Maio, que o coreógrafo e bailarino torrejano David Marques sobe ao palco do Teatro Virgínia com o seu mais recente espectáculo: «Teorias da Inspiração». David Marques nasceu em Torres Novas, e estudou na ESD – IPL e no CCN Montpellier. A sua peça “Mistério da Cultura” recebeu o Prémio Autores 2020 da SPA para Melhor Coreografia e o solo “Dança sem Vergonha” foi considerado pelo jornal Expresso um dos espectáculos do ano de 2020.

De acordo com a sinopse do espectáculo que traz a Torres Novas este fim de semana: «Inspiração. Julho, 1992 – no Teatro Virgínia, em Torres Novas, apresentava-se o espetáculo que marcava o fim do ano letivo da escola de dança onde tinha acabado de entrar. Sentado na plateia, com seis anos, não podia imaginar quanto aquela peça encheria os pulmões do meu trabalho coreográfico. Refletindo sobre inspiração artística pensei de imediato naquele espetáculo e no impacto que teve em mim. Expiração. Ao procurar a cassete vhs onde o tinha gravado, percebi que ela tinha desaparecido. Sem o registo vídeo, abria-se espaço para um exercício de rememoração e especulação.

Numa conversa recente com a professora Helena Azevedo apercebi-me que ‘Mulher Traço Variações’ tinha sido criado com o intuito de agradar ao público torrejano que, no ano anterior, teria abandonado a sala insatisfeito durante a apresentação das alunas. Para minha surpresa, o espetáculo-inspiração de 1992 aparecia-me agora, não como um projeto vanguardista, mas antes como um gesto de aproximação, obrigando-me a questionar a minha própria mitologia. Num labirinto de espelhos e sopros, Teorias da Inspiração semeia uma ficção conspirativa sobre estes espetáculos sem rasto reativados agora pela memória e pela imaginação.»

O espetáculo tem início às 21h30 e os bilhetes têm o custo de 7,5€, sendo aplicáveis descontos. Podem ser adquiridos na bilheteira local (segunda a sexta das 15h às 18h30), nos pontos aderentes Fnac e Worten ou online em www.bol.pt

Leia também...

Rio Maior venceu o Festival Nacional da Canção Rural

A iniciativa decorreu em Borba, um dos quatro municípios integrados na ‘Cidade do Vinho 2025’ e o júri elegeu como vencedora a canção “Marcha…

Moita Flores nega ilegalidades na Câmara de Santarém e diz-se vítima de “judicialização da política”

Ouvido hoje pelo Tribunal Judicial de Santarém.

Festival de Filosofia debate inteligência artificial

O impacto da inteligência artificial na organização do trabalho e no pensamento humano é o tema central do Festival de Filosofia de Abrantes, que…

Monumentos de Tomar com mais de meio milhão de turistas em 2024

Os monumentos e espaços culturais em Tomar registaram em 2024 mais de meio milhão de turistas, com os equipamentos de gestão municipal a aumentarem…