A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica questionou os meios destacados para socorro no acidente com 40 feridos ocorrido na passada terça-feira, dia 8, perto do Cartaxo, afirmando que nunca esteve presente uma Viatura de Intervenção em Catástrofe do INEM.

“Após a avaliação de informações recolhidas nos últimos dias e a análise de dados obtidos junto de operacionais presentes no local, bem como das inúmeras imagens e vídeos divulgados pelos meios de comunicação social durante os trabalhos desenvolvidos no teatro de operações deste acidente, é evidente que a esmagadora maioria dos meios presentes foi disponibilizada pelos bombeiros”, assinalou a associação, em comunicado.

Os técnicos consideram que os meios em questão são, “na melhor das hipóteses”, tripulados por tripulantes de ambulância de socorro, cuja prática é “extremamente limitada”.

De acordo com a mesma fonte, a Viatura de Intervenção em Catástrofe é dotada de equipamento médico adicional e do Posto Médico de Emergência (PMA), onde são prestados cuidados de emergência médica, triagem secundária e encaminhamento para cuidados definitivos.

Os técnicos questionam por que motivo não foi accionado este meio, se por inoperacionalidade mecânica ou por falta de operacionais.

O acidente envolveu um autocarro e um pesado de mercadorias, tendo causado 40 feridos, dos quais três em estado grave, segundo a GNR.

Leia também...

Reserva Natural Local do Paul da Gouxa foi inaugurada

A inauguração da Reserva Natural Local do Paul da Gouxa, em Alpiarça, decorreu no passado dia 25 de Agosto, pelas 15h45, onde se deu…

Cineteatro de Rio Maior recebeu peça de teatro “A 1ª Viagem de Comboio em Portugal”

O Cineteatro Municipal de Rio Maior recebeu, durante a manhã de hoje, a peça de teatro desenvolvida em âmbito escolar, “A 1ª Viagem de…

Chuva está de regresso à região após Páscoa com sabor a Verão

A chuva vai regressar à região de Santarém a partir da próxima quinta-feira, 21 de Abril, e deve manter-se até meio da próxima semana,…

Câmara de Santarém lança concursos para regeneração do centro histórico e qualificação do património

A Câmara de Santarém aprovou na segunda-feira, dia 20 de Julho, em reunião do executivo, o lançamento do concurso público para contratação da empreitada…