Estamos a menos de um mês do ‘Tejo a Copo 2019’, evento organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo para promover os Vinhos do Tejo no seu habitat, a gastronomia da região e também o seu património territorial e cultural. Esta é a segunda edição – a primeira foi em 2017 – e acontece no Sábado, dia 9 de Março, entre as 15:00 e as 21:00, no Convento de São Francisco, em Santarém, a ‘Capital do Gótico’ e o ‘Melhor Destino Gastronómico’, segundo os recentemente anunciados “Óscares do Vinho”.

No ‘Tejo a Copo 2019’ vão participar cerca de vinte produtores e dois restaurantes. A entrada é livre e o copo de prova custa € 3,00. Os produtores presentes vêm dos vários cantos da região do Tejo, conseguindo-se assim uma oferta mais alargada, reflectida nos vinhos. Desde os brancos, mais frutados combinados com aromas florais, aos tintos, dotados de maior complexidade e com boa presença de fruta vermelha, passando pelos rosés, os frisantes e espumantes, mas também os licorosos e colheitas tardias. A variedade envolve, ainda, o clima moderado e, claro, os três tipos de solo: o Bairro, mais indicado para as castas tintas; o Campo, mais propício para as variedades de uvas brancas; e a Charneca, com os seus solos arenosos, mais abrangente no que toca à produção quer de brancos quer de tintos. Às 16h30 vai haver uma prova de vinhos comentada pelo jornalista e crítico Fernando Melo. A inscrição é gratuita, mas obrigatória e feita no local, por ordem de chegada. A prova versa vinhos feitos com Fernão Pires, a casta mais expressiva do Tejo. Representa, actualmente, 30% do encepamento total, ou seja, 3.750 num total de 12.500 hectares de vinha nesta região vitivinícola. A finalidade deste momento alto do ‘Tejo a Copo’ é dar a conhecer o seu potencial, quer em mono-castas, quer em blends, com destaque para o equilíbrio e elegância que lhe estão associados.

Roteiro cultural e gastronómico

Vão estar reunidas as condições para, com tempo, explorar a região e as suas adegas, uma vez que o enoturismo tem ganho cada vez mais adeptos, quer por parte de enófilos, quer de curiosos. Conheça a sua História ao vivo através da visita aos monumentos de Santarém, a “Capital do Gótico”, e de Tomar, a “Cidade dos Templários”, as principais portas de entrada deste roteiro carrega- do de cultura e lazer. Integre as salinas de Rio Maior neste percurso, bem como a Golegã, a “Capital do Cavalo”. Planeie um itinerário gastronómico, para desfrutar de uma cozinha riquíssima, com a ‘Sopa da Pedra de Almeirim’, a ‘Açorda de sável’, o ‘Achigã grelhado’, o ‘Ensopado de enguias’, o ‘Arroz de lampreia’, a ‘Fataça na telha’, o ‘Torricado’, o ‘Magusto’, o ‘Cabrito assado’, a ‘Cachola de porco’; e parta para a sobremesa, com as ‘Tijeladas’ e a ‘Palha de Abrantes’, os ‘Quadradinhos de Alpiarça’, as ‘Fatias de Tomar’, os ‘Pampilhos’ ou os figos de Torres Novas. Harmonize cada refeição com os néctares deste ‘Tejo a Copo’. Aproveite para pernoitar nesta região, onde a aposta forte nas unidades hoteleiras tem reserva- do boas surpresas!

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…