O ‘Tejo Academia’, iniciativa promovida pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo e pela Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, arrancou na segunda-feira, dia 3 de Fevereiro, no restaurante ‘Oh! Vargas’, em Santarém.
Uma tarde bastante produtiva, que reuniu um alargado grupo de profissionais de restaurantes, wine bares e demais espaços enogastronómicos da região.
No final, o grupo foi posto à prova pelos formadores Mário Louro e Pedro Sommer, tendo havido espaço para uma prova de Vinhos do Tejo.
Nota para o facto de esta ser uma iniciativa virada para a formação, que pretende dotar estes profissionais de mais e melhores ferramentas para dominarem o que estão a “prescrever”: e falamos de vinhos ou do pairing vinho e comida.
Sommelier Rodolfo Tristão no papel de embaixador dos Vinhos do Tejo
A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo iniciou, este ano, uma parceria com o conceituado sommelier Rodolfo Tristão, que assumirá o papel de consultor e embaixador dos Vinhos do Tejo.
Rodolfo é um “homem desta terra”. Como ribatejano de gema, conhece bem a realidade e os vinhos da região. Para além disso, é um sommelier experiente e premiado. Esteve até há pouco tempo como responsável de vinhos do Grupo Belcanto. É autor de dois livros, tendo lançado no final de 2019 o título: “Saber Beber Vinho”.
Desta parceria fazem parte várias acções de promoção da região e dos seus vinhos, sendo que a estreia aconteceu no Porto, na tarde de dia 04 de Fevereiro, onde fez uma prova comentada com seis vinhos da região. Porque o lado didáctica é fundamental, os vinhos eleitos pretenderam mostrar o quão ecléctica é a região e o elevado potencial Vinhos do Tejo.