A aldeia das Caneiras vai receber de 19 a 21 de Maio um festival gastronómico onde o peixe do rio é o prato principal. “Tejo com Vida” é um projecto que tem como objectivo promover o rio e dar a conhecer a confecção do peixe que nele abunda. O nome do festival convida a população para se deslocar até à zona ribeirinha e desfrutar de todo um programa gastronómico com muita animação.
Diamantino Duarte, presidente da União de Freguesias de Santarém, sublinha a importância da requalificação da zona ribeirinha, essencial para que a população se sinta bem junto ao rio.
“Há duas coisas que são fundamentais, primeiro trazer as pessoas ao Tejo e nós temos de ser capazes de fazer a ligação entre a cidade e o Tejo. Isso só se consegue criando condições para que as pessoas possam cá vir. A segunda é fazer a divulgação dos nossos usos e costumes, mas, acima de tudo, criar razões de convívio entre as pessoas”, afirmou ao ‘Correio do Ribatejo’ Diamantino Duarte.
O presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém realça que o “Tejo com Vida” não é apenas um evento gastronómico e que se estenderá em breve à Ribeira de Santarém, numa segunda fase, para dignificar toda essa margem do Tejo.
Diamantino Duarte considera que a cidade está de costas voltadas para o rio “quando não lhe damos as condições”. “Se as autarquias criarem as condições necessárias junto ao rio para que as pessoas o possam usufruir, a cidade deixa de ter as costas voltadas para o rio e passa a utilizá-lo como seu. Durante muitos anos não fomos capazes de criar as condições para que as pessoas possam usufruir do rio”, observou.
Diamantino Duarte reforçou a importância da existência de água no Tejo: “não podemos continuar a desperdiçar água e deixarmos que vá toda para o oceano”, nota, afirmando ter esperança “o Tejo passe a ser um rio a sério e não aquilo que acontece quando chegamos ao Verão.
Quase que o atravessamos a pé. Temos de encontrar um meio termo para manter o Tejo vivo e aquilo que é necessário para mantermos os problemas ecológicos devidamente enquadrados”, salientou.
Música e gastronomia à beira rio
‘Tejo Com Vida’ será um evento que na componente gastronómica terá todos os tipos de peixes do rio, dando destaque à fataça e enguia, e os interessados vão poder ainda provar a sopa de peixe feita pelos pescadores das Caneiras.
O serviço das refeições fica a cargo de um restaurante da cidade e a restante animação é organizada pela Associação Amigos das Caneiras.
A iniciativa vai contar com a presença de João Gago, professor da Escola Superior Agrária de Santarém, no dia 19 de Maio, pelas 18h15, para falar sobre algumas espécies de peixes que existem no rio Tejo e ainda com um showcooking apresentado pelo chef Rodrigo Castelo no dia 20 de Maio, às 16h00.
Na aldeia avieira poderá ser visitada uma exposição de fotografia que conta a história das Caneiras e das pessoas que lá têm habitado ao longo dos anos.
Na animação, Rosinha vai subir ao palco no primeiro dia do festival, esta sexta-feira 19 de Maio, e logo de seguida actua a Banda Raska. A 20 de Maio, sábado, decorre o espectáculo do Grupo Fora de Série. O Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, Graínho e Fontaínhas e o Grupo Etnográfico da Portela das Padeiras vão também marcar presença no último dia do festival.