A aldeia das Caneiras vai receber de 19 a 21 de Maio um festival gastronómico onde o peixe do rio é o prato principal. “Tejo com Vida” é um projecto que tem como objectivo promover o rio e dar a conhecer a confecção do peixe que nele abunda. O nome do festival convida a população para se deslocar até à zona ribeirinha e desfrutar de todo um programa gastronómico com muita animação.

Diamantino Duarte, presidente da União de Freguesias de Santarém, sublinha a importância da requalificação da zona ribeirinha, essencial para que a população se sinta bem junto ao rio.

“Há duas coisas que são fundamentais, primeiro trazer as pessoas ao Tejo e nós temos de ser capazes de fazer a ligação entre a cidade e o Tejo. Isso só se consegue criando condições para que as pessoas possam cá vir. A segunda é fazer a divulgação dos nossos usos e costumes, mas, acima de tudo, criar razões de convívio entre as pessoas”, afirmou ao ‘Correio do Ribatejo’ Diamantino Duarte.

O presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém realça que o “Tejo com Vida” não é apenas um evento gastronómico e que se estenderá em breve à Ribeira de Santarém, numa segunda fase, para dignificar toda essa margem do Tejo.

Diamantino Duarte considera que a cidade está de costas voltadas para o rio “quando não lhe damos as condições”. “Se as autarquias criarem as condições necessárias junto ao rio para que as pessoas o possam usufruir, a cidade deixa de ter as costas voltadas para o rio e passa a utilizá-lo como seu. Durante muitos anos não fomos capazes de criar as condições para que as pessoas possam usufruir do rio”, observou.

Diamantino Duarte reforçou a importância da existência de água no Tejo: “não podemos continuar a desperdiçar água e deixarmos que vá toda para o oceano”, nota, afirmando ter esperança “o Tejo passe a ser um rio a sério e não aquilo que acontece quando chegamos ao Verão.

Quase que o atravessamos a pé. Temos de encontrar um meio termo para manter o Tejo vivo e aquilo que é necessário para mantermos os problemas ecológicos devidamente enquadrados”, salientou.

Música e gastronomia à beira rio

‘Tejo Com Vida’ será um evento que na componente gastronómica terá todos os tipos de peixes do rio, dando destaque à fataça e enguia, e os interessados vão poder ainda provar a sopa de peixe feita pelos pescadores das Caneiras.

O serviço das refeições fica a cargo de um restaurante da cidade e a restante animação é organizada pela Associação Amigos das Caneiras.

A iniciativa vai contar com a presença de João Gago, professor da Escola Superior Agrária de Santarém, no dia 19 de Maio, pelas 18h15, para falar sobre algumas espécies de peixes que existem no rio Tejo e ainda com um showcooking apresentado pelo chef Rodrigo Castelo no dia 20 de Maio, às 16h00.

Na aldeia avieira poderá ser visitada uma exposição de fotografia que conta a história das Caneiras e das pessoas que lá têm habitado ao longo dos anos.

Na animação, Rosinha vai subir ao palco no primeiro dia do festival, esta sexta-feira 19 de Maio, e logo de seguida actua a Banda Raska. A 20 de Maio, sábado, decorre o espectáculo do Grupo Fora de Série. O Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, Graínho e Fontaínhas e o Grupo Etnográfico da Portela das Padeiras vão também marcar presença no último dia do festival.

Leia também...

Comissão 25 de Abril presta homenagem aos seus membros falecidos

Neste domingo, dia 23 de Abril, a Comissão 25 de Abril em…

Faleceu o Maestro Santos Rosa

O Maestro José Carlos Santos Rosa, nascido em Pernes em 1932, faleceu…
Foto de arquivo

Centro Hospitalar do Médio Tejo aumenta em mais de 30% atendimentos na urgência

O Centro Hospitalar do Médio Tejo registou um aumento nos atendimentos na…

Manuel Pina conquista medalha no Campeonato da Europa de Masters de halterofilismo

Manuel Pina, natural de Tomar, conquistou a medalha de bronze no Campeonato…