Foto ilustrativa

As temperaturas elevadas no país deverão continuar até à próxima sexta-feira, com os termómetros a atingirem os 42ºC na região de Santarém.

De acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), durante a próxima semana a temperatura máxima deverá variar entre os 38ºC e os 42ºC na região de Santarém.

Está prevista uma descida temporária da temperatura no domingo, que será “menos significativa” no Vale do Tejo. A partir de segunda-feira, a temperatura vai subir gradualmente, prossegue o IPMA.

A temperatura mínima também deverá subir de forma gradual, “com valores que deverão ser superiores a 20ºC em grande parte do território continental”.

“Os valores de temperatura estão acima do habitual para a época do ano e esta persistência poderá levar a uma situação de onda de calor em diversos locais do país, em especial no interior”, alerta o IPMA.

As temperaturas elevadas são consequência de um “anticiclone localizado a nordeste dos Açores, que se estende em crista até ao golfo da Biscaia, em conjunto com um vale depressionário desde o norte de África até à Península Ibérica” e que origina o “transporte de uma massa de ar quente do norte de África”.

Leia também...

AML aprova partilha de gestão do transporte rodoviário com a Lezíria do Tejo

O Conselho Metropolitano de Lisboa aprovou a celebração de contratos interadministrativos com…

APPACDM de Santarém celebra 47 anos de existência

A APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com…

Bombeiros Voluntários de Alcanede festejam 25º aniversário

Os Bombeiros Voluntários de Alcanede assinalaram no domingo, dia 08 de Março,…

Governo vai prolongar o estado de alerta face às condições meteorológicas

O ministro da Administração Interna disse essta quarta-feira, 29 de Maio, que…