Foto ilustrativa

As temperaturas elevadas no país deverão continuar até à próxima sexta-feira, com os termómetros a atingirem os 42ºC na região de Santarém.

De acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), durante a próxima semana a temperatura máxima deverá variar entre os 38ºC e os 42ºC na região de Santarém.

Está prevista uma descida temporária da temperatura no domingo, que será “menos significativa” no Vale do Tejo. A partir de segunda-feira, a temperatura vai subir gradualmente, prossegue o IPMA.

A temperatura mínima também deverá subir de forma gradual, “com valores que deverão ser superiores a 20ºC em grande parte do território continental”.

“Os valores de temperatura estão acima do habitual para a época do ano e esta persistência poderá levar a uma situação de onda de calor em diversos locais do país, em especial no interior”, alerta o IPMA.

As temperaturas elevadas são consequência de um “anticiclone localizado a nordeste dos Açores, que se estende em crista até ao golfo da Biscaia, em conjunto com um vale depressionário desde o norte de África até à Península Ibérica” e que origina o “transporte de uma massa de ar quente do norte de África”.

Leia também...

Ministério da Educação cria brigada para apoiar escolas no ensino à distância

O Ministério da Educação criou uma brigada de profissionais que estão a partir de hoje disponíveis para acompanhar e dar apoio às escolas na…

Município de Santarém cria 21 novas Áreas de Reabilitação Urbana no Concelho

A aprovação das 21 ARU’S – Áreas de Reabilitação Urbana, nas 18 freguesias do concelho de Santarém, na passada terça-feira, 17 de Setembro, em…

Militar do Exército internado em Lisboa vai ser sujeito a transplante de fígado

O militar do Exército que foi hospitalizado e está internado desde terça-feira continua “com prognóstico reservado” e vai ser sujeito a um transplante de…

Concelho de Santarém chega aos 61 casos confirmados de covid-19

O concelho de Santarém continua a tendência de subida no número de casos positivos de covid-19. Na quarta-feira, 8 de Abril, o concelho escalabitano…