Foto ilustrativa

As temperaturas elevadas no país deverão continuar até à próxima sexta-feira, com os termómetros a atingirem os 42ºC na região de Santarém.

De acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), durante a próxima semana a temperatura máxima deverá variar entre os 38ºC e os 42ºC na região de Santarém.

Está prevista uma descida temporária da temperatura no domingo, que será “menos significativa” no Vale do Tejo. A partir de segunda-feira, a temperatura vai subir gradualmente, prossegue o IPMA.

A temperatura mínima também deverá subir de forma gradual, “com valores que deverão ser superiores a 20ºC em grande parte do território continental”.

“Os valores de temperatura estão acima do habitual para a época do ano e esta persistência poderá levar a uma situação de onda de calor em diversos locais do país, em especial no interior”, alerta o IPMA.

As temperaturas elevadas são consequência de um “anticiclone localizado a nordeste dos Açores, que se estende em crista até ao golfo da Biscaia, em conjunto com um vale depressionário desde o norte de África até à Península Ibérica” e que origina o “transporte de uma massa de ar quente do norte de África”.

Leia também...

Incêndio em zona de eucaliptos mobilizou perto de uma centena de bombeiros em Ourém

Um incêndio florestal numa zona de eucaliptos que deflagrou pelas 16h20, em Cabeço de Óbidos, Ourém, mobilizou perto de uma centena de bombeiros no…

Avião da Força Aérea colabora hoje na prevenção de fogos

Um avião P-3C CUP+ Orion da Força Aérea Portuguesa vai estar hoje nos ares de Portugal continental em missão de patrulhamento e fiscalização para…

ASAE apreendeu este ano mais de 1,3 milhões de máscaras

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu este ano mais de 1,3 milhões de máscaras por incumprimento das regras, revelou e aquela…

Cuidados a utentes em lares ilegais preocupa comissão de utentes da Saúde do Médio Tejo

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo manifestou a sua “preocupação com o número de lares ilegais que a pandemia trouxe à…