Foto Ilustrativa
Foto Ilustrativa

 O período de consulta pública do relatório preliminar da comissão técnica independente (CTI) responsável pela avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto, que apontou Alcochete e Vendas Novas como as duas opções viáveis, termina hoje.

Inicialmente previsto decorrer até 19 de janeiro, o prazo para os interessados enviarem as suas pronúncias à CTI foi prolongado por mais cinco dias úteis, até hoje, devido à época festiva do Natal e fim do ano.

Após a receção de contributos durante a consulta pública, a CTI vai elaborar o relatório final, incluindo as participações que revelem “racionalidade”, “mérito”, “oportunidade e pertinência técnica”.

A CTI responsável pela avaliação estratégica ambiental para o aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa apresentou, em 05 de dezembro, o relatório preliminar, que servirá de base para a decisão do Governo sobre o novo aeroporto.

A comissão considerou que, das nove opções em estudo, Alcochete é a que apresenta mais vantagem, com uma primeira fase em modelo dual com o Aeroporto Humberto Delgado, passando depois para uma infraestrutura única na margem sul do rio Tejo.

Foi também considerada viável a opção de Vendas Novas, nos mesmos moldes, isto é, primeiro em modelo dual, passando depois para aeroporto único.

A ANA – Aeroportos e o consórcio responsável pelo projeto para um aeroporto em Santarém anunciaram que iriam participar na consulta pública.

No último caso, os promotores consideram que o seu projeto não foi bem avaliado pela CTI e a equipa liderada por Rosário Partidário não seguiu as recomendações para a União Europeia sobre as áreas de influência de um aeroporto, tendo a análise favorecido Alcochete e Vendas Novas.

Leia também...

Homem detido por tentativa de homicídio em Vila Nova da Barquinha

Um homem ficou em prisão preventiva por alegadamente ter tentado matar, na sexta-feira, um colega na instituição onde ambos residiam, em Vila Nova da…

Sociedade Filarmónica Alcanedense promove festival ‘120 Summer Sounds’

A Sociedade Filarmónica de Alcanedense (SFA) celebra este ano 120 anos de existência, e entre outras iniciativas vai levar a efeito o festival a…

Tribunal Judicial de Leiria condena mulher a pena suspensa pelo crime de lenocínio

Uma mulher foi condenada a três anos e meio de prisão, suspensa por cinco anos e sujeita a regime de prova, por um crime…

Câmara de Abrantes prevê investir 11 ME em habitação até 2026 

A Câmara de Abrantes prevê investir 11 milhões de euros em habitação até 2026, numa estratégia que “privilegia a reabilitação” do edificado e “apoia…