Foto Ilustrativa
Foto Ilustrativa

 O período de consulta pública do relatório preliminar da comissão técnica independente (CTI) responsável pela avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto, que apontou Alcochete e Vendas Novas como as duas opções viáveis, termina hoje.

Inicialmente previsto decorrer até 19 de janeiro, o prazo para os interessados enviarem as suas pronúncias à CTI foi prolongado por mais cinco dias úteis, até hoje, devido à época festiva do Natal e fim do ano.

Após a receção de contributos durante a consulta pública, a CTI vai elaborar o relatório final, incluindo as participações que revelem “racionalidade”, “mérito”, “oportunidade e pertinência técnica”.

A CTI responsável pela avaliação estratégica ambiental para o aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa apresentou, em 05 de dezembro, o relatório preliminar, que servirá de base para a decisão do Governo sobre o novo aeroporto.

A comissão considerou que, das nove opções em estudo, Alcochete é a que apresenta mais vantagem, com uma primeira fase em modelo dual com o Aeroporto Humberto Delgado, passando depois para uma infraestrutura única na margem sul do rio Tejo.

Foi também considerada viável a opção de Vendas Novas, nos mesmos moldes, isto é, primeiro em modelo dual, passando depois para aeroporto único.

A ANA – Aeroportos e o consórcio responsável pelo projeto para um aeroporto em Santarém anunciaram que iriam participar na consulta pública.

No último caso, os promotores consideram que o seu projeto não foi bem avaliado pela CTI e a equipa liderada por Rosário Partidário não seguiu as recomendações para a União Europeia sobre as áreas de influência de um aeroporto, tendo a análise favorecido Alcochete e Vendas Novas.

Leia também...

Bombeiros de Santarém recebem 7 veículos de combate aos fogos florestais

Os corpos de Bombeiros do distrito de Santarém vão receber sete novas viaturas de combate aos fogos florestais, sendo que cinco são Veículos Florestais…

Nova recolha de resíduos preocupa municípios

A nova obrigatoriedade de recolha seletiva de resíduos, como têxteis, pelos municípios, a partir de 01 de janeiro, preocupa muitas autarquias, que reclamam apoios.…

Buscas para encontrar jovem desaparecida em Abrantes retomadas às 08:30

As buscas junto do rio Tejo em Abrantes para encontrar a jovem de 16 anos desaparecida desde sexta-feira foram retomadas na segunda-feira cerca das…

Ganhão declara-se “magoado” com condenação por prevaricação e reafirma inocência

O ex-presidente da Câmara de Benavente António José Ganhão declarou-se hoje “magoado” com o acórdão do Tribunal de Santarém, por, não tendo sido provado…