Foto: TIAGO PETINGA/LUSA

Um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter foi registado na madrugada desta segunda-feira ao largo de Sines, avançou o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, o epicentro do abalo foi registado às 05:11, a 58 quilómetros a oeste de Sines.

O sismo aconteceu a uma profundidade de 10,7 quilómetros, avançou o serviço geológico dos Estados Unidos, o USGS, que estimou uma magnitude de 5,4 na escala de Richter.

Já o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico estimou o sismo como sendo de magnitude 5,1 na escala de Richter, com o epicentro a uma profundidade de cinco quilómetros.

No site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) pode ler-se que “pelas 5h11 desta segunda-feira foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 5.3 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 60 km a Oeste de Sines”

O IPMA informa ainda que, de acordo com a informação disponível, “este sismo, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV/V (escala de Mercalli modificada) na região de Sines, tendo sido sentido com menor intensidade na região de Setúbal e Lisboa”.

O Presidente da República vai reunir-se, pelas 10h00, em Belém, com o primeiro-ministro em exercício, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Paulo Rangel, logo após a reunião deste com a Protecção Civil. 

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou à SIC Notícias que não sentiu o sismo, apelando à serenidade e sublinhando que “nada do que é para ser informado será sonegado”. “A informação, como até agora tem sido, será total, por isso verídica”, assegurou. A informação a ser disponibilizada aos portugueses tentará ser a “mais rápida possível”.

Referiu também que as autoridades estão em coordenação e a acompanhar a situação. “Perante estes dados, os portugueses têm razões para encarar com serenidade, com tranquilidade, com normalidade a vida deste dia que está a começar”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.   

O sismo aconteceu a uma profundidade de 10,7 quilómetros, avançou o serviço geológico dos Estados Unidos, o USGS, que estimou uma magnitude de 5,4 na escala de Richter.

Leia também...

Chuva intensa provoca danos em teto de escola de Ourém

A chuva intensa que caiu no concelho de Ourém provocou danos no…

Homem detido em Santarém por crimes de violação fica em prisão preventiva

Um homem, de 21 anos, suspeito de vários crimes de violação na…

Aurélio Lopes: “O Ribatejo foi traído por aqueles que tinham mais obrigação de o defender”

O Governo lançou em 2016 o primeiro Orçamento Participativo Português (OPP). Na…

Escola Superior de Desporto e Escola Superior de Gestão vencem Desfile Académico

A Escola Superior de Desporto de Rio Maior – ESDRM  e Escola…