A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) afirmou que vai haver “tolerância zero” para a utilização de fogo nos próximos dias, devido ao risco elevado de incêndio, que mantém seis distritos em alerta laranja.

“Apelamos exactamente à população para tolerância zero ao uso do fogo e muito cuidado”, disse o 2.º comandante nacional, André Fernandes, durante uma conferência de imprensa na sede da ANEPC, em Carnaxide, no concelho de Oeiras.

André Fernandes pediu também cautela em relação a tudo “aquilo que tem que ver com os trabalhos nas zonas rurais e florestais”, uma vez que uma “boa parte dos incêndios” registados “nos últimos dias” foi provocada por “negligência” na utilização de maquinaria, como por exemplo agrícola, nestas áreas.

A Proteção Civil acrescentou que as condições meteorológicas “vão continuar favoráveis à deflagração e à progressão dos incêndios rurais”.

Por isso, vai ser mantido o nível de “alerta laranja” para os distritos de Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro. Os restantes distritos “vão manter-se em alerta amarelo”.

O 2.º comandante sublinhou que foram “tomadas algumas medidas de antecipação operacional”, em particular o posicionamento antecipado de meios “junto às zonas mais perigosas, com índice de risco elevado, extremo”.

Leia também...

Prisão preventiva para homem suspeito do homicídio de jovem de Coruche

O suspeito dos crimes de homicídio qualificado, incêndio e profanação de cadáver de Ricardo Porfírio, no concelho de Caldas da Rainha, vai aguardar julgamento…

PSD questiona reposicionamento provisório em Vila Real de helicóptero previsto para Ferreira do Zêzere

O PSD questionou o ministro da Administração Interna sobre o reposicionamento provisório em Vila Real do helicóptero pesado Kamov que deveria estar a operar a…

Militar suspeito de crimes de violação detido pela PJ

Um militar, de 37 anos de idade, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ), no dia 27 de Janeiro, por ser suspeito da prática dos…

Emílio Baldeante é o novo presidente do Centro de Bem Estar Social de Vale Figueira

O Centro de Bem Estar Social de Vale Figueira tem novos órgãos sociais. A IPSS de Vale de Figueira realizou a cerimónia de tomada…