A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) afirmou que vai haver “tolerância zero” para a utilização de fogo nos próximos dias, devido ao risco elevado de incêndio, que mantém seis distritos em alerta laranja.

“Apelamos exactamente à população para tolerância zero ao uso do fogo e muito cuidado”, disse o 2.º comandante nacional, André Fernandes, durante uma conferência de imprensa na sede da ANEPC, em Carnaxide, no concelho de Oeiras.

André Fernandes pediu também cautela em relação a tudo “aquilo que tem que ver com os trabalhos nas zonas rurais e florestais”, uma vez que uma “boa parte dos incêndios” registados “nos últimos dias” foi provocada por “negligência” na utilização de maquinaria, como por exemplo agrícola, nestas áreas.

A Proteção Civil acrescentou que as condições meteorológicas “vão continuar favoráveis à deflagração e à progressão dos incêndios rurais”.

Por isso, vai ser mantido o nível de “alerta laranja” para os distritos de Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro. Os restantes distritos “vão manter-se em alerta amarelo”.

O 2.º comandante sublinhou que foram “tomadas algumas medidas de antecipação operacional”, em particular o posicionamento antecipado de meios “junto às zonas mais perigosas, com índice de risco elevado, extremo”.

Leia também...

Militares em acções de prevenção até terça-feira devido ao risco elevado

Cerca de 150 militares da Marinha e do Exército realizam até terça-feira acções de vigilância e patrulhamento em 10 distritos com o objectivo de…

Alcanena inaugura investimento de 1,7ME no mercado municipal

A Câmara de Alcanena inaugurou esta terça-feira, 6 de Outubro, o requalificado mercado municipal, após uma obra que rondou os 1,7 milhões de euros…

Celebrações do 13 de Maio em Fátima mantêm-se sem peregrinos

O bispo de Leiria-Fátima, António Marto, disse que o 13 de Maio no Santuário de Fátima será celebrado “sem a habitual participação dos peregrinos”,…

Touradas regressam quinta-feira ao Campo Pequeno sem intervalo e com uso de máscara

As corridas de toiros regressam na quinta-feira ao Campo Pequeno, em Lisboa, mas sem intervalo, lotação de 50% e com uso obrigatório de máscara,…