Tomar celebra ‘Dias de Thomar’ entre 13 de Fevereiro e 8 de Março

Os Dias de Thomar estão de regresso, entre 13 de Fevereiro e 8 de Março, assinalando duas das mais importantes datas históricas do concelho de Tomar: a elevação a cidade em 1844 e a fundação do castelo em 1160.

O período festivo que terá as cerimónias oficiais do dia da cidade, será também marcado por um conjunto significativo de iniciativas de ordem cultural, desportiva, escolar e social.

O ponto alto será no dia 1 de Março, que este ano decorre ao domingo, com o hastear das bandeiras e deposição de flores na estátua de D. Gualdim Pais pelas 10h00, seguindo-se, às 11h00, a sessão solene da Assembleia Municipal no Cine-Teatro Paraíso, que inclui a homenagem a pessoas e instituições com um papel relevante para o concelho.

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Tomar irá distinguir com a medalha de honra do Município Maria João Morais, Eugénio de Almeida, Tuna Templária, Agrupamento de Escuteiros nº44, Manuel Baptista da Conceição (a título póstumo), Estrelas de Tomar, Luís Graça e Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira. A medalha de altruísmo municipal será atribuída a António Rosa Dias e a Rui Costa. A medalha de valor municipal a Appio Sottomayor, João Godinho Granada, Urbano Rei, Augusto Bento Moucho, António Jacinto Ferreira (a título póstumo), António Gomes Branco e Manuel Marques Brito. A medalha de mérito municipal será entregue a Carolina Feliz.

Este dia contará ainda com a cerimónia comemorativa do aniversário dos Bombeiros Municipais de Tomar, pelas 16h00, no quartel e com um concerto pela Orquestra Sinfónica de Thomar, pelas 18h00, no Cine-Teatro Paraíso.

Já os Dias de Thomar começam já a 13 de Fevereiro com a apresentação nas escolas do livro “Imagina um Tesouro”, destinado aos alunos do 2º ciclo. Nessa mesma data, 17 espaços de restauração e cafetaria do concelho dão início ao Tomar à Prova, rota de tapas e petiscos que se prolonga até 1 de Março.

O dia seguinte, 14, é dedicado aos enamorados e estes podem juntar aos petiscos os risos com o espectáculo “Neverending Tour” de Eduardo Madeira e Manuel Marques, às 21h30, no Cine-Teatro Paraíso.

No sábado, 15, a Tenda do Mercado Municipal recebe, das 10h00 às 17h00, o XXI Encontro Nacional de Colecionadores, enquanto no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar decorre, das 8h00 às 21h00, o V Toneca Acro Cup, torneio de ginástica acrobática que se prolonga por domingo no mesmo horário.

O desporto volta a marcar presença no programa no fim-de-semana seguinte, também no Pavilhão, das 9h30 às 19h00, com a realização do Campeonato Distrital de Duplo Mini-Trampolim, mas também no dia 27, pelas 17h30, com a inauguração do Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tomar, sediado igualmente naquele local.

29 de Fevereiro é um dia que merece celebração especial, pela sua raridade, e isso mesmo acontecerá nesse sábado, em que o Complexo Cultural da Levada abre as portas, pelas 15h00, para o lançamento do livro infantil “Tomar e os Templários” de Carlos Trincão antes de, duas horas depois, ali ser inaugurado o espaço museológico da Central Elétrica de Tomar. Este espaço será depois visitável durante o dia seguinte, 1 de Março, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.

Mas ainda a 29, a noite será de festa com muita música. É mais uma das Noites na Tenda com “About the 90’s” a bombar das 22h30 às 4h00.

O programa do derradeiro fim-de-semana, com três iniciativas diversificadas: no sábado, 7, das 9h00 às 18h00, realiza-se o II Torneio do Jogo do Pau Português (no Pavilhão D. Nuno Álvares Pereira); nesse mesmo dia entre as 15h00 e as 19h00, a Rota das Adegas nos espaços aderentes do concelho; e no domingo, 8, a partir das 9h30, com partida para as diferentes categorias na Praça da República, a rainha das provas de atletismo tomarenses, 3 Léguas do Nabão.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS