Foi inaugurada, no passado dia 22 de Julho, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, a Exposição Comemorativa do Centenário de José Saramago “José Saramago Um Escritor de Inquietações”, com curadoria de António Marques, que irá percorrer todo o território Nacional, numa organização do STAL – Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional com o apoio da Fundação Saramago e das Câmaras Municipais.

A inauguração contou com a presença dos Vereadores, Carmen Antunes e Nuno Domingos, do Presidente do STAL, José Correia, do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, Hermínio Martinho, do presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, Diamantino Duarte, e do próprio curador da exposição, António Marques.

Numa cerimónia onde se enalteceu a vida e obra de José Saramago, foram também contadas algumas das curiosidades acerca da vida deste vulto da literatura portuguesa, algumas das quais podem ser conhecidas ao longo dos vários painéis que compõem a exposição.

Santarém foi a primeira cidade escolhida para acolher a exposição itinerante pelo facto de José Saramago ter nascido no distrito de Santarém.

Nas palavras do curador da exposição, “José de Sousa Saramago nasceu no seio de uma família de camponeses humildes, na aldeia de Azinhaga, concelho da Golegã, Distrito de Santarém, no dia 16 de Novembro de 1922 e veio a falecer na ilha espanhola de Lanzarote, a 18 de Julho de 2010.

José Saramago, o único Prémio Nobel da Literatura em Língua Portuguesa, dominou a palavra escrita com tal vigor, engenho e arte, legando-nos 40 Obras, às quais acrescentou sempre um Cunho Social.

José Saramago, é considerado um dos maiores vultos da Literatura Mundial, para orgulho de todos os que amam a Língua Portuguesa.”

A mostra pode ser visitada de segunda a sexta, entre as 9h30 e as 18h00, até dia 19 de Agosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…