Professores e alunos do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, em parceria com o Município de Tomar e a Junta de Freguesia Urbana inauguraram na manhã quinta-feira, 22 de Abril, o Eco-trilho da Vala, data em que se assinala o Dia Mundial da Terra.

Este percurso pedestre começa à entrada da antiga Fábrica de Fiação, seguindo depois ao longo da margem direita da Vala da Fábrica (o canal artificial criado para suprir as necessidades de água daquela indústria), até ao Açude de Pedra, e regressando depois pela margem esquerda.

“Todo o espaço foi limpo, particularmente do excesso de vegetação, bem como criadas barreiras de segurança junto ao Açude. A limpeza que entretanto tinha sido promovida no próprio açude e ao longo do leito do rio para jusante permite que este seja um passeio delicioso para os sentidos, pois também os cheiros primaveris são agora intensos. E, em particular na segunda parte do trilho, é possível encontrar diversas espécies autóctones em plena floração ou com as tonalidades frescas da folhagem nascente”, refere a autarquia em comunicado.

Este Eco-trilho está identificado com alguns painéis que ajudam o caminhante a perceber o enquadramento histórico e natural de todo aquele espaço, painéis que foram criados por professores e alunos, com o apoio gráfico do Município.

Os professores e alunos envolvidos na identificação dos painéis, acabaram por fazer uma visita guiada ao percurso.

Na inauguração do percurso, Hugo Cristóvão, vereador da CM de Tomar, sublinha que este é “mais um dos vários trilhos” que a autarquia tem estado a implementar ao longo do concelho, sempre com a “parceria fundamental com escolas, associações, juntas de freguesia ou outras entidades que ajudam à sua criação mas também à manutenção”.

Leia também...

Pandemia melhorou qualidade do ar e reduziu consumo de energia e emissões

Pandemia de covid-19 teve efeitos positivos no ambiente.

Tejo Ambiente prevê investimentos estratégicos de 16 ME este ano

A Tejo Ambiente indicou hoje que prevê para 2026 investimentos de 16 milhões de euros, focados na modernização de infraestruturas, eficiência hídrica e sustentabilidade…

PCP questiona governo sobre poluição provocada por explorações pecuárias na bacia do Alviela

O deputado António Filipe, Grupo Parlamentar do PCP, questionou o governo sobre a poluição da bacia do Alviela, que para além das consequências ambientais…

Grupo de voluntários realiza acção de arborização no Parque do Bonito

Um grupo de voluntários que estiveram no Parque Verde do Bonito, no Entroncamento, numa acção de arborização, no passado dia 19 de Novembro, numa…