Com o objetivo de fomentar a reflexão e o planeamento conjunto sobre o futuro das práticas artesanais em Portugal, o Município de Tomar foi convidado pela Direção-Geral das Artes a participar no primeiro encontro da Rede Portuguesa Saber Fazer, realizado no Convento de São Bento de Cástris, em Évora.
A sessão de abertura contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, da Presidente da Direção da Associação Évora 27, Maria do Céu Ramos, da Vereadora da Câmara Municipal de Évora, Carmen Carvalheira, e do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, que partilhou as orientações estratégicas da Rede.
Seguiram-se as intervenções de diversos parceiros, reconhecidos como casos de Boas Práticas na promoção, valorização e salvaguarda do Saber Fazer, incluindo os Açores, Castelo Branco, Castro D’Aire, Covilhã, Loulé, Montemor-o-Novo, Odemira e Tomar.
Durante a sessão, destacámos algumas das principais iniciativas no Município de Tomar, como o projeto “Artes Tradicionais da Festa dos Tabuleiros”, apoiado pelo Programa EDP Tradições, as ações de sensibilização nas escolas, a Fábrica das Artes, que já conta com 5 edições, e a Oficina no Convento de S. Francisco, um espaço dedicado à preservação do Saber Fazer local.
A Rede Portuguesa Saber Fazer tem como objetivo criar um ecossistema colaborativo, dinâmico e inovador, fortalecendo as sinergias entre artesãos, instituições, municípios e entidades que trabalham na preservação, formação e promoção das práticas artesanais.
