O executivo camarário de Torres Novas aprovou por unanimidade, em reunião extraordinária privada de 19 de Junho, a contratação de um empréstimo até 37.487,82 euros, para financiamento das despesas com redes secundárias de faixas de gestão de combustível.

Com o objectivo de reduzir o número de incêndios florestais, o Governo estabeleceu a obrigatoriedade de os proprietários limparem os seus terrenos. Na ausência dessa intervenção, e em substituição dos proprietários ou detentores dos terrenos, cabe aos municípios assegurar os trabalhos de gestão de combustível, sem prejuízo da aplicação de sanções aos primeiros responsáveis.

Para fazer face à despesa associada aos trabalhos de limpeza, o executivo aprovou a contratação do empréstimo, através de linha de crédito sob a forma de subvenção reembolsável, para financiamento dessa despesa, procedendo o município ao reembolso na medida em que arrecada a quantia imputada aos responsáveis pela gestão do combustível.

O reembolso da subvenção tem um período de carência de um ano, não estando sujeita a juros remuneratórios e é reembolsável no prazo de até cinco anos, se o financiamento for inferior a 1 milhão de euros, ou, no prazo de até dez anos, se o financiamento for igual ou superior a 1 milhão de euros. O Decreto-lei estabelece ainda a possibilidade de adopção do procedimento de ajuste directo para efeitos de celebração, pelos municípios, de contratos de empreitada de obras públicas, de locação, de aquisição de bens móveis e de aquisição de serviços, que se destinem à realização das acções e trabalhos de gestão e combustível.

Leia também...

Hospital de Abrantes inicia obras de 1,8 ME para serviços de Consulta Externa e Gastroenterologia

As obras de construção das novas instalações das Consultas Externas e do serviço de Gastroenterologia do Hospital de Abrantes, um investimento de 1,8 milhões…

Escola Profissional de Coruche novamente em primeiro lugar como melhor escola profissional do Distrito de Santarém

A Escola Profissional de Coruche (EPC) está, pelo terceiro ano, em destaque no ranking nacional das escolas, que foi divulgado pelo Ministério da Educação.…

Ginástica premeia várias figuras e clubes em “ano mágico”

A ginástica portuguesa viveu em 2024 “um ano mágico”, considerou o presidente da federação da modalidade durante a gala anual, que decorreu em Santarém,…

PS pede esclarecimentos sobre maternidade e urgência pediátrica no Médio Tejo

Os deputados socialistas eleitos pelo distrito de Santarém questionaram ontem a ministra da Saúde sobre a possibilidade, que rejeitam, de encerramento da maternidade do…