O executivo camarário de Torres Novas aprovou por unanimidade, em reunião extraordinária privada de 19 de Junho, a contratação de um empréstimo até 37.487,82 euros, para financiamento das despesas com redes secundárias de faixas de gestão de combustível.

Com o objectivo de reduzir o número de incêndios florestais, o Governo estabeleceu a obrigatoriedade de os proprietários limparem os seus terrenos. Na ausência dessa intervenção, e em substituição dos proprietários ou detentores dos terrenos, cabe aos municípios assegurar os trabalhos de gestão de combustível, sem prejuízo da aplicação de sanções aos primeiros responsáveis.

Para fazer face à despesa associada aos trabalhos de limpeza, o executivo aprovou a contratação do empréstimo, através de linha de crédito sob a forma de subvenção reembolsável, para financiamento dessa despesa, procedendo o município ao reembolso na medida em que arrecada a quantia imputada aos responsáveis pela gestão do combustível.

O reembolso da subvenção tem um período de carência de um ano, não estando sujeita a juros remuneratórios e é reembolsável no prazo de até cinco anos, se o financiamento for inferior a 1 milhão de euros, ou, no prazo de até dez anos, se o financiamento for igual ou superior a 1 milhão de euros. O Decreto-lei estabelece ainda a possibilidade de adopção do procedimento de ajuste directo para efeitos de celebração, pelos municípios, de contratos de empreitada de obras públicas, de locação, de aquisição de bens móveis e de aquisição de serviços, que se destinem à realização das acções e trabalhos de gestão e combustível.

Leia também...

Município de Tomar promove sarau cultural à luz de candeias

A Biblioteca Municipal de Tomar vai promover na sexta-feira, às 20:00, um sarau cultural e etnográfico com o mote “Estórias de candeias às avessas”,…

População exige solução “poluição ambiental” em aldeia de Torres Novas

A população da aldeia de Parceiros de Igreja, em Torres Novas, exigiu soluções para um problema de maus cheiros e poluição, tendo o município…

Heróis anónimos de 1974 voltam à rua em Santarém para celebrar 50 anos

Os heróis anónimos de 1974, que há 50 anos colocaram um ponto final à ditadura, participaram na noite de ontem na recriação da saída…

Retirada de 40 idosos de lar ilegal em Vila Franca de Xira deve terminar hoje

Cerca de 40 idosos estão, desde terça-feira, a ser retirados de um lar ilegal encerrado pela Segurança Social em Vila Franca de Xira, revelou…