Start Up Torres Novas.

O executivo municipal de Torres Novas aprovou por maioria, com a abstenção do PSD e o voto contra do BE, em reunião extraordinária pública, a proposta de Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2020, sendo que os documentos serão ainda submetidos à Assembleia Municipal para apreciação.

Segundo um comunicado da autarquia de Torres Novas, este orçamento tem como objectivos estratégicos para o mandato em curso a “reabilitação e valorização dos centros históricos, a atracção de empresas e criação de emprego, a aposta numa rede escolar de excelência, o reforço do serviço de saúde, da rede social, da proteção civil e da valorização ambiental, a dinamização da acção cultural e desportiva, com vista à melhoria da qualidade dos serviços prestados, o montante total orçamentado para 2020 é de 37.971.385 euros, mais 4.204.871 euros que em 2019, sustentado sobretudo pela receita corrente”.

O Município de Torres Novas realça o equilíbrio financeiro alcançado, que se traduz num saldo positivo de 3.088.858 euros, que foi possivel com “a redução progressiva do saldo dos empréstimos contraídos obtida nos últimos anos, atingindo-se em 2020 o montante histórico de 11 830 238 euros”.

No comunicado, a Câmara de Torres Novas destaca “as obras de reabilitação em curso no centro histórico, cuja dinâmica já é visível, quer por intervenção do município, quer de particulares, beneficiando dos apoios existentes. As intervenções da 1.ª fase do PEDU estão, também, a avançar, havendo empreitadas já em curso, adjudicadas, em fase de concurso público ou pendentes de visto do Tribunal de Contas, prevendo-se que o ano de 2020 seja um ano forte para a concretização das mesmas”.

Em termos de criação de emprego, o executivo vai apostar nos próximos anos nas zonas industriais de Torres Novas e Riachos, com valores significativos garantidos por via de empréstimos já deliberados, refere a mesma nota.

A melhoria da rede escolar, tem já em curso, a obra do Centro Escolar de Santa Maria e, em fase de visto, a reabilitação da Escola Maria Lamas, a juntar aos investimentos expressivos ao nível de equipamentos escolares e, em termos imateriais, ao projeto PEDIME que visa reduzir o abandono escolar precoce.

O orçamento prevê ainda um reforço do serviço de saúde, com realce para a obra de reabilitação e ampliação do Centro de Saúde, com concurso público a lançar brevemente, para a reinstalação da USF Cardilium e para a aquisição em curso de equipamentos de saúde oral.

O município está a assumir os custos totais da obra de requalificação e ampliação do novo quartel dos bombeiros e alargando a abrangência dos apoios habituais, incluindo a aquisição de uma autoescada e a assunção dos encargos com os trabalhos a mais da recente obra do quartel, que apontam para cerca de 175 mil euros.

No ambiente, o Município garante continuidade dos trabalhos de limpeza do rio Almonda, a melhoria do sistema de recolha de resíduos recicláveis, a criação do lugar de guarda-rios, as acções de sensibilização junto da população e a parceria permanente com a empresa intermunicipal Águas do Ribatejo, com investimentos relevantes na cidade e concelho, espelham o caminho que tem vindo a ser traçado no âmbito da valorização ambiental.

Na dinamização da acção cultural e desportiva, a Câmara de Torres Novas vai apresentar um reforço ímpar dos subsídios ao associativismo no actual mandato, aliado à previsão de investimentos de vulto em obras e equipamentos, salientando-se, ainda, o apoio a prestar à Junta de Freguesia de Riachos para as obras de reabilitação da Casa do Povo/Casa da Cultura.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…