As ruínas romanas de Villa Cardillium vão ser alvo de um projecto de valorização que visa requalificar o espaço, conferindo uma maior dignidade a este Monumento Nacional e melhorando a experiência de visitação. No total, serão investidos 370 mil euros, acrescidos de IVA.

O projecto inclui uma componente de conservação e restauro dos mosaicos e estruturas arqueológicas (que tem como valor base 153 mil euros + IVA), bem como a requalificação do edifício de acolhimento e enquadramento paisagístico das ruínas e delineamento de percurso de visita, com um custo previsto de 217 mil euros + IVA.

O prazo de execução estimado é de 120 dias. Pretende-se criar um centro de interpretação com uma exposição permanente, bem como uma zona de receção, casas de banho e estruturas de apoio. O projecto inclui ainda intervenções no âmbito da eficiência energética e da arquitetura paisagística, bem como a criação de circuitos de visita com passadiços em madeira.

A abertura do concurso foi aprovada por unanimidade na reunião de câmara de 9 de fevereiro de 2021.

Leia também...

Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Azambuja abrem Ecocentro para deposição de resíduos

O Município de Azambuja, em conjunto com a Junta de Freguesia de Azambuja, criou um Ecocentro, “acessível a toda a população destinado à colocação…

Governo anuncia regresso de comboios com mais carruagens a Tomar

foto: André Espinha O ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, informou hoje no parlamento que os comboios regionais entre Lisboa e Tomar…

PSP encerrou lar de idosos ilegal em Abrantes

Um lar de idosos ilegal que funcionava no concelho de Abrantes, distrito de Santarém, foi encerrado na quarta-feira pela PSP, tendo os 11 idosos…

Crematório de Santarém avança após parecer positivo da DGPC

A Direção Geral do Património Cultural –DGPC emitiu parecer favorável com vista à construção do Crematório de Santarém. Segundo o município de Santarém, este…