As ruínas romanas de Villa Cardillium vão ser alvo de um projecto de valorização que visa requalificar o espaço, conferindo uma maior dignidade a este Monumento Nacional e melhorando a experiência de visitação. No total, serão investidos 370 mil euros, acrescidos de IVA.

O projecto inclui uma componente de conservação e restauro dos mosaicos e estruturas arqueológicas (que tem como valor base 153 mil euros + IVA), bem como a requalificação do edifício de acolhimento e enquadramento paisagístico das ruínas e delineamento de percurso de visita, com um custo previsto de 217 mil euros + IVA.

O prazo de execução estimado é de 120 dias. Pretende-se criar um centro de interpretação com uma exposição permanente, bem como uma zona de receção, casas de banho e estruturas de apoio. O projecto inclui ainda intervenções no âmbito da eficiência energética e da arquitetura paisagística, bem como a criação de circuitos de visita com passadiços em madeira.

A abertura do concurso foi aprovada por unanimidade na reunião de câmara de 9 de fevereiro de 2021.

Leia também...

Correio Centenário: A União Desportiva de Santarém é Campeã Nacional em Cadetes/Femininos

A Equipa de Cadetes/Femininos da União Desportiva de Santarém sagrou-se Campeã Nacional ao ter vencido na “Final Four”, disputada na Figueira da Foz, respectivamente…

Feira de Todos os Santos e ExpoCartaxo 2025 regressam com quatro dias de festa, tradição e negócios

A tradição volta a marcar encontro no Cartaxo com a realização conjunta da Feira de Todos os Santos e da ExpoCartaxo 2025, dois eventos…

Exposição “Costumes e Tradições da Nossa Aldeia” em Coruche

A exposição “Costumes e Tradições da Nossa Aldeia” pode ser visitada na Escola Básica do 1.º ciclo de Biscainho, em Coruche, até dia 29…

Celebrações da Páscoa no Santuário de Fátima transmitidas ‘online’

Todas as celebrações da Semana Santa e Páscoa no Santuário de Fátima vão ser transmitidas ‘online’, devido à impossibilidade de muitos peregrinos se deslocarem…