Sob o mote “Falar à Cerca”, o Núcleo de Arqueologia – Cerca da Vila, em Torres Novas, recebe, no próximo dia 23 de novembro, pelas 15h30, uma sessão dedicada ao tema «A investigação em museus de Arqueologia: da teoria à praxis».

Partindo dos exemplos do Museu do Côa e do Museu Nacional de Arqueologia, esta conversa propõe um debate sobre a distância entre o que a teoria prevê e o que a realidade mostra. Que consequências tem a ausência de equipas de investigação nas instituições? Pode um museu cumprir a sua missão sem produzir conhecimento?

Para responder a estas e outras questões foram convidados Thierry Aubry, diretor científico da Fundação Côa Parque/Museu do Côa, e António Carvalho, diretor do Museu Nacional de Arqueologia, que irão partilhar a sua experiência, debater os desafios da investigação arqueológica e conversar com o público sobre o que significa dar vida ao passado.

“Falar à Cerca” é um ciclo de conversas pensado para aproximar o público do património cultural e científico, fomentando o envolvimento da comunidade local nas reflexões sobre o passado e o futuro do território.

A participação é gratuita e dirigida a todos os interessados, independentemente do grau de conhecimento sobre o tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Crianças submetidas a cirurgia trocam maca por carro eléctrico desportivo

Pode parecer fantasia, mas e realidade: é bem possível que possa cruzar-se com um carro Audi TT, de cor vermelha, a circular dentro dos…

37 monumentos megalíticos estão a ser alvo de classificação em Coruche

O procedimento para classificar como conjunto de interesse nacional mais de dois mil monumentos megalíticos do Alentejo, onde se incluem 37 no concelho de…

Couro Azul investe 10 milhões euros no reforço da capacidade produtiva

A empresa de curtumes Couro Azul, em Alcanena, está a investir 10 milhões de euros na ampliação da zona de acabamento da pele e…

Tomás Rodrigues e Duarte Sobral sagram-se Campeões Nacionais de Teqball Jovem

Tomás Rodrigues e Duarte Sobral, dupla da equipa CPCD Sentieiras/Teqball Abrantes, sagraram-se Campeões Nacionais de Teqball Jovem, na categoria Doubles, no passado dia 4…