A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, recebe no próximo dia 12 de abril, pelas 16 horas, a apresentação do livro, O Peso das Borboletas, de Paulo Vasco (Lápis de Memórias). A apresentação do livro estará a cargo de Adelino Pires.

«O Peso das Borboletas é um belo retrato dos anos 70 e 80 em Portugal, feito a partir de um grupo de amigos, universitário, ativistas políticos contra a Ditadura. A forma como o quotidiano das personagens se entretece com os que, para o bem e para o mal, os cercam e as várias vozes que introduzem atitudes distintas, convocam o leitor de forma muito intensa. A resistência, com todos os desafios que colocou, e a conquista da Liberdade, que o 25 de Abril proporcionou, são pedra de toque do romance que não ignora as convicções e as certezas e dúvidas que acompanham as personagens. Estas, tal como o cimento do Muro, com o passar do tempo vão sendo abaladas e o risco de se desmoronarem é constante.»

Paulo Marques Vasco nasceu em Ílhavo numa manhã quente de Maio. Tem 72 anos. Viveu na Figueira da Foz, Abrantes, Coimbra e Torres Novas, onde atualmente reside. É médico e aluno de Escrita Criativa, com Pedro Sena-Lino, desde 2009. Participou ativamente no combate contra a Ditadura do Estado Novo. Gosta de viajar e perder-se nas cidades, de livros e cinema, de praias com muito sol e, sobretudo, de viver. Com O Peso das Borboletas venceu o Prémio Literário Florbela Espanca 2025 – ficção, deliberado por unanimidade,  tendo o júri, na redação final da ata, escrito o seguinte: “Hábil tessitura narrativa que cruza o pessoal, o coletivo, o privado e o político, apresentando-se como um conjunto de painéis do tempo português, de revolta estudantil, repressão e clandestinidade que nos coube viver. As circunstâncias históricas são reais, só os personagens e situações são imaginadas.”

Adelino Pires nasceu em Portalegre, em 1956, num dia de solstício de verão. Cresceu no Tramagal e viveu numa mão cheia de lugares. Estudou, inspirou, transpirou e fez acontecer meia dúzia de coisas ao longo do tempo. Alfarrabista no centro histórico de Torres Novas, gosta do que faz e faz o que gosta. Mais monge que missionário, cronista nalguns jornais, publicou um livro em 2015 “Crónicas Com Preguiça”. É nos seus escritos vadios que, no dia a dia, vai partilhando o que sente.

Leia também...

CIM do Médio Tejo ultrapassa execução prevista para 2021 no âmbito do Centro 2020

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo alcançou uma execução de cerca de 69 por cento do seu Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT).…

Entroncamento com animação nas “Noites de Verão” em Julho e Agosto

“Noites de Verão” é o programa que o Município do Entroncamento propõe para animar a cidade, durante os meses de Julho e Agosto. O…

Hospital Distrital de Santarém investe 2,1 milhões de euros em 2020

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) investiu cerca de 2,1 milhões de euros em 2020, tendo uma fatia importante deste montante sido destinada à…

Dia Nacional do Peregrino celebrado em Tomar

Nos passados dias 13 e 14 Outubro, o Município de Tomar comemorou o Dia Nacional do Peregrino, com Missa na Igreja de São João…