Torres Novas recebe exposição “Equus” de José Vassalo Pereira

A partir do dia 21 de Outubro estará patente no Convento do Carmo, em Torres Novas, a exposição “Equus” que reúne trabalhos da série “cavalos e cavaleiros” do artista José Vassalo Pereira, uma mostra que destaca a mestria de José Vassalo em técnicas diversas, pastéis, tinta-da-china, acrílico e colagens.

José Vieira Vassalo Pereira foi doutor em Matemática pela Universidade de Paris e professor catedrático de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Em 1981 José Vassalo passou a dedicar grande parte da sua vida também à pintura no seu “atelier” da Quinta de Santo António, em Rio de Mouro, onde residiu até à data da sua morte em 2016.

Intimamente ligado a Torres Novas, e especialmente a Lapas, devido à referência tutelar do seu tio-avô materno Manuel Vieira, fundador da empresa Manuel Vieira & C.ª (“fábrica do álcool”), José Vassalo procurou deixar o seu legado artístico aos torrejanos. Deste modo, em 2016 foi doada ao Município de Torres Novas parte do seu acervo pictórico e, nesse ano, o museu municipal realizou uma exposição dedicada à série “músicos”, na antiga Praça do Peixe.

“Equus” inaugura-se no próximo dia 21 de Outubro, às 16h. As portas estão abertas ao público de segunda a sexta-feira, no horário 9h-12h30/14h-17h30 e aos sábados das 14h às 17h30. A  entrada no Convento do Carmo é gratuita bem como o parque de estacionamento, sendo que a entrada aos sábados faz-se exclusivamente pela “porta das urgências” do antigo hospital de Torres Novas.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS