A partir do dia 21 de Outubro estará patente no Convento do Carmo, em Torres Novas, a exposição “Equus” que reúne trabalhos da série “cavalos e cavaleiros” do artista José Vassalo Pereira, uma mostra que destaca a mestria de José Vassalo em técnicas diversas, pastéis, tinta-da-china, acrílico e colagens.

José Vieira Vassalo Pereira foi doutor em Matemática pela Universidade de Paris e professor catedrático de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Em 1981 José Vassalo passou a dedicar grande parte da sua vida também à pintura no seu “atelier” da Quinta de Santo António, em Rio de Mouro, onde residiu até à data da sua morte em 2016.

Intimamente ligado a Torres Novas, e especialmente a Lapas, devido à referência tutelar do seu tio-avô materno Manuel Vieira, fundador da empresa Manuel Vieira & C.ª (“fábrica do álcool”), José Vassalo procurou deixar o seu legado artístico aos torrejanos. Deste modo, em 2016 foi doada ao Município de Torres Novas parte do seu acervo pictórico e, nesse ano, o museu municipal realizou uma exposição dedicada à série “músicos”, na antiga Praça do Peixe.

“Equus” inaugura-se no próximo dia 21 de Outubro, às 16h. As portas estão abertas ao público de segunda a sexta-feira, no horário 9h-12h30/14h-17h30 e aos sábados das 14h às 17h30. A  entrada no Convento do Carmo é gratuita bem como o parque de estacionamento, sendo que a entrada aos sábados faz-se exclusivamente pela “porta das urgências” do antigo hospital de Torres Novas.

Leia também...
Foto de arquivo

Trabalhadores da Nobre marcam nova greve para 02 e 03 de novembro

Os trabalhadores da Nobre, que hoje se juntaram aos da Izidoro numa…

Dois acidentes envolvendo sete viaturas cortam trânsito na ponte D. Luis

Dois acidentes envolvendo um total de sete viaturas causaram o corte total…

Deputados do PS pedem reforço de operacionais da GNR e obras nos quartéis da região

Os deputados do PS eleitos pelo distrito de Santarém vão questionar o…

Passeios junto ao Centro Escolar Salgueiro Maia vão ser recuperados

O Município de Santarém decidiu, por unanimidade, na reunião de Câmara de…