No mês em que se celebra o Dia da Mulher, o Torreshopping recebe, pela primeira vez, entre os dias 8 e 20 de Março, a exposição “Mulheres. Paz. Liberdade. Maria Lamas”, com entrada gratuita.

A exposição, composta por 10 painéis que estarão espalhados pelos vários pisos do Centro Comercial, reflete a vida da artista nos 3 mundos em que actuou – Mulheres, Paz e Liberdade – , nas vertentes artística, literária e política. Escritora e jornalista, Maria Lamas representa uma figura ímpar na cultura Portuguesa ao defender os direitos da mulher de forma activa, no final da década de 40 do século XX.

Originária de Torres Novas, Maria Lamas fez parte de movimentos políticos e associativos, organizou exposições e chegou a ser presa pela PIDE ao defender os seus direitos e representar causas movida por pelos seus princípios éticos e humanistas.

A 8 de Março celebra-se mais uma vez o Dia Internacional da Mulher, uma data que em Torres Novas tem sempre grande expressão e, num contexto social e político em que a igualdade de género é um valor central, o Torreshopping dá a conhecer ao público uma das mulheres mais marcantes do século XX, retratando a sua vida e obra dos anos 20 ao 25 de Abril de 1974.

Leia também...

Câmara Municipal de Rio Maior e “Clube do Mato” assinaram Protocolo de Cooperação

A Câmara Municipal de Rio Maior e o “Clube do Mato” assinaram, no passado dia 23 de Junho, um Protocolo de Cooperação com vista…

Mação isenta população do pagamento de água e resíduos de Março

A Câmara de Mação vai isentar a população do pagamento das facturas de água, saneamento e resíduos de Março devido ao surto de covid-19,…

Congresso da Sopa em Tomar dá a provar 40 sopas a 2.500 ‘congressistas’

No coração de Tomar, a icónica ilha do Mouchão foi, novamente, palco do maior congresso de sopas nacional, um evento que, para além de…

Câmara de Tomar justifica pagamento a bombeiros com “interesse público”

A Câmara de Tomar justificou na segunda-feira com o “interesse público” o financiamento aos bombeiros voluntários, considerado parcialmente ilegal pelo Tribunal de Contas (TdC),…