No mês em que se celebra o Dia da Mulher, o Torreshopping recebe, pela primeira vez, entre os dias 8 e 20 de Março, a exposição “Mulheres. Paz. Liberdade. Maria Lamas”, com entrada gratuita.

A exposição, composta por 10 painéis que estarão espalhados pelos vários pisos do Centro Comercial, reflete a vida da artista nos 3 mundos em que actuou – Mulheres, Paz e Liberdade – , nas vertentes artística, literária e política. Escritora e jornalista, Maria Lamas representa uma figura ímpar na cultura Portuguesa ao defender os direitos da mulher de forma activa, no final da década de 40 do século XX.

Originária de Torres Novas, Maria Lamas fez parte de movimentos políticos e associativos, organizou exposições e chegou a ser presa pela PIDE ao defender os seus direitos e representar causas movida por pelos seus princípios éticos e humanistas.

A 8 de Março celebra-se mais uma vez o Dia Internacional da Mulher, uma data que em Torres Novas tem sempre grande expressão e, num contexto social e político em que a igualdade de género é um valor central, o Torreshopping dá a conhecer ao público uma das mulheres mais marcantes do século XX, retratando a sua vida e obra dos anos 20 ao 25 de Abril de 1974.

Leia também...

Projeto OficINa passa a mais uma fase da 16.ª edição do Prémio Boas Práticas em Saúde

O Projeto “OficiNa.com – Oficina de Reabilitação Cognitiva”, do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém (HDS), foi selecionado para passar…

Coruche tem 10 milhões de euros investidos em obras pelo concelho

A Câmara de Coruche anunciou que concluiu este mês quatro empreitadas, tem 14 a decorrer e oito adjudicadas para iniciar brevemente, “numa dimensão financeira…

Bombeiros Voluntários de Abrantes assinalam 12º aniversário

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Abrantes (AHBVA) assinalou no passado sábado, dia 15 de fevereiro, o seu 12º aniversário com a realização…

Câmara de Torres Novas considera que fábrica da Cratoliva não tem condições para laborar

A Câmara de Torres Novas considera que a fábrica da Cratoliva, instalada em Parceiros de Igreja, não tem condições para continuar a laborar, mas…