No mês em que se celebra o Dia da Mulher, o Torreshopping recebe, pela primeira vez, entre os dias 8 e 20 de Março, a exposição “Mulheres. Paz. Liberdade. Maria Lamas”, com entrada gratuita.

A exposição, composta por 10 painéis que estarão espalhados pelos vários pisos do Centro Comercial, reflete a vida da artista nos 3 mundos em que actuou – Mulheres, Paz e Liberdade – , nas vertentes artística, literária e política. Escritora e jornalista, Maria Lamas representa uma figura ímpar na cultura Portuguesa ao defender os direitos da mulher de forma activa, no final da década de 40 do século XX.

Originária de Torres Novas, Maria Lamas fez parte de movimentos políticos e associativos, organizou exposições e chegou a ser presa pela PIDE ao defender os seus direitos e representar causas movida por pelos seus princípios éticos e humanistas.

A 8 de Março celebra-se mais uma vez o Dia Internacional da Mulher, uma data que em Torres Novas tem sempre grande expressão e, num contexto social e político em que a igualdade de género é um valor central, o Torreshopping dá a conhecer ao público uma das mulheres mais marcantes do século XX, retratando a sua vida e obra dos anos 20 ao 25 de Abril de 1974.

Leia também...

“O festival prevalece como fruto da dedicação e muito empenho por parte dos seus organizadores”

Após quatro anos de interregno, devido à pandemia de Covid-19, o Festival Internacional de Folclore, Cultura e Artes (FIFCA) esteve de regresso à região,…

Tribunal de Santarém ouve moradores e compartes da Serra dos Candeeiros sobre baldios

Moradores e dirigentes da Assembleia de Compartes dos Baldios da Serra dos Candeeiros começaram hoje a ser ouvidos pelo Tribunal de Santarém, numa tentativa…

Torres Novas assinalou Dia Mundial da Esclerose Múltipla

No âmbito das comemorações do Dia Mundial Da Esclerose Múltipla, que se assinalou a 30 de Maio, o Município de Torres Novas respondeu ao pedido…

“O militar português na História do Império Oriental: do servir, da coragem e da ética da maioria, à infâmia de uns poucos”

Conferência de Cândido Azevedo a convite do Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes