A TotalEnergies, multinacional energética, inaugurou na quinta-feira, dia 6 de Março, uma central solar na fábrica da Lusical, em Alcanede, num investimento de 2,6 milhões de euros, foi revelado em comunicado.

A infraestrutura foi desenvolvida em parceria com a Lhoist, empresa proprietária da unidade, que se dedica ao fabrico de cales aéreas (óxido de cálcio, óxido duplo de cálcio e magnésio e hidróxido de cálcio).

Segundo informação partilhada com a Lusa, a central fotovoltaica, situada em Valverde, na freguesia de Alcanede, concelho de Santarém, custou 2,6 milhões de euros e dispõe de uma capacidade instalada de 3,2 MWp, distribuída por cerca de 5.500 painéis de alta eficiência, ocupando uma área de cinco hectares.

De acordo com o documento, esta nova central solar será capaz de gerar anualmente cerca de 5,4 GWh de eletricidade renovável e irá cobrir 27% do consumo de eletricidade da unidade.

Esta infraestrutura permitirá a redução da dependência da rede elétrica, a diminuição dos custos operacionais e uma “redução das emissões de CO2 em aproximadamente 1.500 toneladas por ano”.

Leia também...

Fogo em Glória do Ribatejo provoca um ferido ligeiro e corte da linha ferroviária

O incêndio que lavra desde cerca das 15h00 de hoje em Salvaterra de Magos causou um ferido ligeiro, o condicionamento da uma estrada e o…

Santuário de Fátima espera dezenas de milhares para peregrinação de 12 e 13 Outubro

Dezenas de milhares de fiéis são esperados no Santuário de Fátima para a peregrinação de 12 e 13 de Outubro, que deverá registar uma…

Incêndio em Vale da Serra está “dominado”

O incêndio que lavrou na segunda-feira numa zona de pinheiros e eucaliptos em Vale da Serra, no concelho de Torres Novas, distrito de Santarém,…

“O gosto pelo saxofone nasceu em mim”

David Carrapo, natural de Coruche, é músico e cantor. Com uma vasta experiência na área, é freelancer e o seu trabalho a solo tem…