A TotalEnergies, multinacional energética, inaugurou na quinta-feira, dia 6 de Março, uma central solar na fábrica da Lusical, em Alcanede, num investimento de 2,6 milhões de euros, foi revelado em comunicado.

A infraestrutura foi desenvolvida em parceria com a Lhoist, empresa proprietária da unidade, que se dedica ao fabrico de cales aéreas (óxido de cálcio, óxido duplo de cálcio e magnésio e hidróxido de cálcio).

Segundo informação partilhada com a Lusa, a central fotovoltaica, situada em Valverde, na freguesia de Alcanede, concelho de Santarém, custou 2,6 milhões de euros e dispõe de uma capacidade instalada de 3,2 MWp, distribuída por cerca de 5.500 painéis de alta eficiência, ocupando uma área de cinco hectares.

De acordo com o documento, esta nova central solar será capaz de gerar anualmente cerca de 5,4 GWh de eletricidade renovável e irá cobrir 27% do consumo de eletricidade da unidade.

Esta infraestrutura permitirá a redução da dependência da rede elétrica, a diminuição dos custos operacionais e uma “redução das emissões de CO2 em aproximadamente 1.500 toneladas por ano”.

Leia também...

Eh! Toiro está de volta ao Coração do Ribatejo

A Chamusca recebe a partir de sexta-feira (30 de Setembro) e até ao próximo domingo (02 de Outubro) a 8ª edição do Festa Taurina…

BE recomenda criação de plano de controlo do jacinto-de-água

O Bloco de Esquerda entregou na Assembleia da República um Projecto de Resolução que recomenda a criação de um plano nacional de controlo da…

Festa do Bolo Frito em Valverde marcado para o dia 8 de Dezembro

A Festa do Bolo Frito está de regresso a Valverde, na localidade de Alcanede. É já amanhã, quinta-feira, dia 8 de Dezembro que o…

Enfermeiros do Médio Tejo anunciam acordo com CHMT e desconvocam greve de dois dias

O Sindicato dos Enfermeiros Portuguesas (SEP) anunciou hoje ter alcançado um acordo com a administração do Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT) para as reivindicações…