A TotalEnergies, multinacional energética, inaugurou na quinta-feira, dia 6 de Março, uma central solar na fábrica da Lusical, em Alcanede, num investimento de 2,6 milhões de euros, foi revelado em comunicado.

A infraestrutura foi desenvolvida em parceria com a Lhoist, empresa proprietária da unidade, que se dedica ao fabrico de cales aéreas (óxido de cálcio, óxido duplo de cálcio e magnésio e hidróxido de cálcio).

Segundo informação partilhada com a Lusa, a central fotovoltaica, situada em Valverde, na freguesia de Alcanede, concelho de Santarém, custou 2,6 milhões de euros e dispõe de uma capacidade instalada de 3,2 MWp, distribuída por cerca de 5.500 painéis de alta eficiência, ocupando uma área de cinco hectares.

De acordo com o documento, esta nova central solar será capaz de gerar anualmente cerca de 5,4 GWh de eletricidade renovável e irá cobrir 27% do consumo de eletricidade da unidade.

Esta infraestrutura permitirá a redução da dependência da rede elétrica, a diminuição dos custos operacionais e uma “redução das emissões de CO2 em aproximadamente 1.500 toneladas por ano”.

Leia também...

Projectos de voluntariado multiplicam-se para ajudar quem mais precisa

Providenciar apoio aos idosos é responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Almeirim que, com o “Estamos Aqui”, se irá dedicar à prestação de…

Assistentes operacionais em formação no Hospital de Vila Franca de Xira

A Direção de Enfermagem do Hospital de Vila Franca de Xira, EPE, tem em curso um plano de formação dirigido a Assistentes Operacionais. Uma…

Rio Maior foi palco para simulacro de acidente rodoviário

A Avenida 13 de Julho, na cidade de Rio Maior, foi o palco escolhido para a realização de um simulacro de acidente rodoviário, no…

Câmara de Santarém investe 20ME para habitação social até 2025

 Câmara de Santarém aprovou o Programa Local de Habitação que prevê 20 milhões de euros de investimento até 2025 para reabilitação, arrendamento e aquisição…