A TotalEnergies, multinacional energética, inaugurou na quinta-feira, dia 6 de Março, uma central solar na fábrica da Lusical, em Alcanede, num investimento de 2,6 milhões de euros, foi revelado em comunicado.

A infraestrutura foi desenvolvida em parceria com a Lhoist, empresa proprietária da unidade, que se dedica ao fabrico de cales aéreas (óxido de cálcio, óxido duplo de cálcio e magnésio e hidróxido de cálcio).

Segundo informação partilhada com a Lusa, a central fotovoltaica, situada em Valverde, na freguesia de Alcanede, concelho de Santarém, custou 2,6 milhões de euros e dispõe de uma capacidade instalada de 3,2 MWp, distribuída por cerca de 5.500 painéis de alta eficiência, ocupando uma área de cinco hectares.

De acordo com o documento, esta nova central solar será capaz de gerar anualmente cerca de 5,4 GWh de eletricidade renovável e irá cobrir 27% do consumo de eletricidade da unidade.

Esta infraestrutura permitirá a redução da dependência da rede elétrica, a diminuição dos custos operacionais e uma “redução das emissões de CO2 em aproximadamente 1.500 toneladas por ano”.

Leia também...

Entroncamento celebrou 78º aniversário da elevação a concelho

O Entroncamento celebrou na sexta-feira, dia 24 de Novembro, o 78º aniversário da elevação a concelho. Um dia de aniversário marcado por momentos simbólicos…

Tribunal de Contas viabiliza investimentos do Município de Santarém

O Tribunal de Contas visou dois contratos de empréstimo do Município de Santarém, um no valor de 4,56 milhões de euros e outro de…

Homem detido pela PJ por crime de burla informática e nas comunicações

A Polícia Judiciária (PJ) deteve na terça-feira, 11 de Maio, em Abrantes, um homem de 37 anos “suspeito da prática de vários crimes de…

Primeiro Festival Literário acontece de 15 a 19 de junho

O município de Alcanena realiza, de 15 a 19 deste mês, o FALA – Festival Literário de Alcanena para contribuir para a construção de…