Toureiro Pedro Gonçalves aposta na gastronomia ribatejana com novo espaço em Santarém

Pátio Ribatejano é o nome do novo restaurante típico que tem as suas portas abertas desde a passada quarta-feira, dia 10 de Outubro, no Bairro de São Bento, junto à Igreja de Santa Clara, em Santarém.

Propriedade do toureiro Pedro Gonçalves, que se despede das arenas no próximo dia 21, este espaço, que gere com o apoio da sua esposa Ana Paula Fernandes, pretende ser um local de encontro entre as gentes do Ribatejo e quem visita a cidade e a região.

Aliando um conceito familiar à cultura e tradição ribatejanas, com destaque na tauromaquia, tão presente na vida de Pedro Gonçalves com a gastronomia típica do Ribatejo, o Pátio Ribatejano, com decoração a preceito de uma casa de pasto ribatejana, pretende ser uma referencia na cidade.

Toda a decoração foi preparada com recurso a lembranças e memórias de Pedro Gonçalves e da sua família, a ementa preparada tendo em conta as receitas familiares e típicas do Ribatejo, onde se pode encontrar a ‘Massa à Barrão’ ou o Bacalhau assado na brasa, e o arroz doce, entre outros pratos.

Do espaço os proprietários afirmam que os clientes podem esperar o melhor de um conceito diferente do que existe em Santarém, associando um ambiente familiar à cultura, onde não vão faltar apontamentos de dança, de teatro, de proclamação de poesia e de música, nomeadamente de fado.

“Queremos que as pessoas se sintam felizes e venham degustar de boa comida caseira”, afirma Ana Paula Fernandes, ao falar sobre o ambiente do restaurante, “criado com muito amor e muito carinho”.

Foi uma aposta de Pedro Gonçalves, que em toda a sua vida tem almoçado e jantado fora, apaixonado por gastronomia que é, sabendo o que é bom, como referiu ao Correio do Ribatejo. É um sítio para se trazer os amigos e conviver com eles, podendo disfrutar da alegria do espaço e da boa comida, com uma aposta na tradição taurina de Santarém e do Ribatejo, através da profissão de mais de 30 anos de toureiro de Pedro Gonçalves, que pretendeu criar um ambiente acolhedor, valorizando esta arte e esta cultura que, apesar de haver quem não goste, é um marco na cultura portuguesa e tem elevada importância, como apontam.

O principal objectivo foi valorizar aquilo que é Santarém: touros, lezíria, campinos, toureiros e forcados, acrescentando as sevilhanas, uma das paixões de Ana Paula Fernandes.

O Pátio Ribatejano irá servir almoços e jantares, com ementa diária e carta, bem como disponibilizará uma carta de vinhos escolhida pelos proprietários. Pode receber grupos e pretende ser uma referencia na restauração escalabitana, funcionando também como bar e casa de petiscos.

info, , , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS