Trabalhadores da Câmara de Santarém realizaram, na sexta-feira, um plenário em frente dos Paços do Concelho, no qual decidiram comparecer na próxima reunião do executivo municipal, em 07 de Janeiro, reclamando a assinatura do acordo colectivo de trabalho.

Cristina Torres, da direção do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL), disse à Lusa que o plenário havia sido decidido pelos trabalhadores numa reunião realizada no início do mês, tendo-se mantido apesar de o município ter aceitado a inclusão no acordo coletivo de trabalho (ACT) dos três dias de férias adicionais para todos os funcionários que tenham avaliação positiva, a principal reivindicação em cima da mesa.

A sindicalista considerou uma “prepotência” que a Câmara de Santarém tenha cancelado a reunião que se deveria ter realizado hoje para ultimar pormenores e avançar no sentido da assinatura do ACT.

A vice-presidente do município, que detém o pelouro dos Recursos Humanos, Inês Barroso, disse à Lusa que desmarcou a reunião de hoje porque, tendo havido avanços, o STAL “não foi leal” ao manter a concentração em frente aos Paços do Concelho.

Segundo Inês Barroso, o município está a analisar se existe a possibilidade legal de atribuir os três dias de férias por deliberação, sem a necessidade de assinatura do ACT.

Além deste ponto, o STAL pretendia ver inscritos no ACT a concessão do dia de aniversário e do dia de Carnaval (já existentes na prática), a consagração de uma hora de redução no horário em jornada contínua, sendo que a câmara já havia concedido, até de forma alargada, um dia no caso da morte de um familiar.

Leia também...
Imagem ilustrativa

Homem encontrado sem vida dentro de poço

Um homem de 71 anos foi encontrado sem vida ao inicio da…

‘Makers’ do Cartaxo já entregaram 300 viseiras de protecção a várias instituições

Um grupo de jovens do concelho do Cartaxo decidiu que devia ajudar…

Detido em flagrante delito ao 3º assalto no mesmo estabelecimento comercial

A GNR de Torres Novas deteve, em flagrante delito, um homem de…

Médio Tejo pede “mecanismos excepcionais” para minorar impactos

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo pediu ao Governo “mecanismos excepcionais” para…