Os trabalhadores do armazém de Torres Novas da Dia Portugal esta sexta-feira, 31 de Janeiro, em greve, numa acção de luta dinamizada pelo CESP – Sindicato do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal, que decorre em todo o país no sector da grande distribuição.

Cerca de 20 trabalhadores da empresa estiveram em piquete, frente ao armazém de Torres Novas da Dia Portugal, entre as 5h30 e as 10h00.

Num comunicado enviado ao Correio do Ribatejo, o CESP refere que os funcionários aderiram à greve para defender “melhores salários para todos, lutar contra a discriminação salarial, precariedade, defender a valorização das carreiras dos trabalhadores de armazém e em defesa do contrato colectivo de trabalho do sector da grande distribuição”, numa acção em que participaram mais de 50% dos trabalhadores desta empresa.

O sindicato refere na mesma nota que “os trabalhadores da Dia Portugal são diariamente sujeitos a situações de repressão no local de trabalho, a discriminações salariais provocadas, por exemplo, pelo exercício do direito à parentalidade (um(a) trabalhador(a) que usufrua do direito à licença de maternidade/parentidade, tem como recompensa não ter acesso a qualquer aumento salarial no ano seguinte), entre muitas outras”.

“Estão ainda sujeitos a salários de miséria que não acompanham o aumento do custo de vida, tendo vindo a perder poder de compra de maneira consecutiva desde 2014”, acrescenta o mesmo documento.

A luta tem também como objectivo a defesa da “Contratação Colectiva do sector da Grande Distribuição, em negociações desde 2016, altura em que foi revista pela última vez a tabela salarial do sector”.

Os trabalhadores vão continuar a “por melhores condições de vida e de trabalho”, já no próximo dia 26 de Março, na Manifestação Nacional de Jovens Trabalhadores e no dia 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, na Manifestação a realizar em Santarém.

O sindicato conclui o comunicado dizendo que os trabalhadores vão realizar outras “acções gerais ou específicas que se venham a desenvolver na empresa ou no sector.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…