Três listas vão concorrer às eleições intercalares agendadas para 27 de Março na União de Freguesias de Alvega e Concavada, no concelho de Abrantes, distrito de Santarém, confirmaram hoje os partidos e cabeças de lista.
Deram entrada no Tribunal de Abrantes três candidaturas, uma do PS, encabeçada pelo actual presidente, José Felício, uma da CDU, liderada por Augusto Mourato, e uma terceira denominada MIUFAC (Movimento Independente da União de Freguesias de Alvega e Concavada), encabeçada por António Moutinho, que integra elementos das listas do PSD e do BE que concorreram em Setembro de 2021 e cujos partidos abdicaram agora de apresentar candidaturas próprias.
O prazo de entrega das listas terminou na segunda-feira.
Nas eleições autárquicas de 26 de setembro, o PS venceu a corrida àquela União de Freguesias do concelho de Abrantes por 23 votos de diferença, elegendo três elementos, tantos quantos o PSD, a segunda força política mais votada, e tantos quantos o BE.
As três propostas apresentadas pelo PS para formação de executivo na União de Freguesias de Alvega e Concavada foram sempre chumbadas por BE e PSD, que acabaram por pedir renúncia de mandato e antecipar o cenário de novas eleições, o que se viria a confirmar em janeiro, em despacho assinado pelo secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho.
“Ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 11.º da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro […] determino a marcação de eleições intercalares para Assembleia da União de Freguesias de Alvega e Concavada, município de Abrantes, distrito de Santarém, no dia 27 de março de 2022”, lê-se no despacho.
Na altura, em declarações à Lusa, José Felício descartou a ideia de formar executivo com pessoas “em quem não tem confiança”, ou seja, um executivo de acordo com o proposto pelos restantes dois partidos, integrando, além do presidente socialista, o cabeça de lista do PSD, António Moutinho, e o cabeça de lista do BE, Eduardo Jorge.
O partido socialista propôs ainda, durante o processo, que a presidência da Mesa da Assembleia de Freguesia fosse detida pelo PSD e pelo BE, o que também foi recusado.
O PS leva agora a votos a mesma equipa, liderada por José Felício, seguindo-se os nomes de Carlos Francisco, Vera Catarino e Augusto Pires.
A CDU apresenta Augusto Mourato como cabeça de lista, seguindo-se João Farinha, Marta Delgado e Fernando Matos.
O Movimento Independente da União de Freguesias de Alvega e Concavada (MIUFAC) apresenta uma equipa que resulta da fusão das listas do PSD e do BE apresentadas em 2021, tendo como candidato António Moutinho (ex-cabeça de lista do PSD), seguindo-se Eduardo Jorge (ex-cabeça de lista do BE, como independente), Clara Vicente e Joaquim Catarrinho.
O prazo para apresentação das listas terminou na segunda-feira e a campanha eleitoral irá decorrer entre os dias 14 e 24 de março, com o ato eleitoral marcado para 27 de março, segundo estipula a lei e conforme documento publicado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).
“O período da campanha eleitoral inicia-se no 9.º dia anterior [ao ato eleitoral] e finda às 24 horas da antevéspera do dia designado para as eleições”, pode ler-se no documento da CNE.
Segundo sorteio hoje efetuado, a CDU surgirá em 1.º lugar nos boletins de voto, seguida pelo PS e pelo MIUFAC.
“No dia seguinte ao termo do prazo para apresentação de candidaturas […], na presença dos mandatários e dos candidatos que desejem assistir, o juiz preside ao sorteio das respetivas listas, para o efeito de se lhes atribuir uma ordem nos boletins de voto, assim como ao sorteio dos símbolos, em numeração romana, de 1 a 20, a utilizar pelos grupos de cidadãos”, pode ler-se do documento da CNE, acrescentando-se que o resultado do sorteio “é imediatamente afixado à porta do edifício do tribunal”.