Três listas vão concorrer às eleições intercalares agendadas para 27 de Março na União de Freguesias de Alvega e Concavada, no concelho de Abrantes, distrito de Santarém, confirmaram hoje os partidos e cabeças de lista.

Deram entrada no Tribunal de Abrantes três candidaturas, uma do PS, encabeçada pelo actual presidente, José Felício, uma da CDU, liderada por Augusto Mourato, e uma terceira denominada MIUFAC (Movimento Independente da União de Freguesias de Alvega e Concavada), encabeçada por António Moutinho, que integra elementos das listas do PSD e do BE que concorreram em Setembro de 2021 e cujos partidos abdicaram agora de apresentar candidaturas próprias.

O prazo de entrega das listas terminou na segunda-feira.

Nas eleições autárquicas de 26 de setembro, o PS venceu a corrida àquela União de Freguesias do concelho de Abrantes por 23 votos de diferença, elegendo três elementos, tantos quantos o PSD, a segunda força política mais votada, e tantos quantos o BE.

As três propostas apresentadas pelo PS para formação de executivo na União de Freguesias de Alvega e Concavada foram sempre chumbadas por BE e PSD, que acabaram por pedir renúncia de mandato e antecipar o cenário de novas eleições, o que se viria a confirmar em janeiro, em despacho assinado pelo secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho.

“Ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 11.º da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro […] determino a marcação de eleições intercalares para Assembleia da União de Freguesias de Alvega e Concavada, município de Abrantes, distrito de Santarém, no dia 27 de março de 2022”, lê-se no despacho.

Na altura, em declarações à Lusa, José Felício descartou a ideia de formar executivo com pessoas “em quem não tem confiança”, ou seja, um executivo de acordo com o proposto pelos restantes dois partidos, integrando, além do presidente socialista, o cabeça de lista do PSD, António Moutinho, e o cabeça de lista do BE, Eduardo Jorge.

O partido socialista propôs ainda, durante o processo, que a presidência da Mesa da Assembleia de Freguesia fosse detida pelo PSD e pelo BE, o que também foi recusado.

O PS leva agora a votos a mesma equipa, liderada por José Felício, seguindo-se os nomes de Carlos Francisco, Vera Catarino e Augusto Pires.

A CDU apresenta Augusto Mourato como cabeça de lista, seguindo-se João Farinha, Marta Delgado e Fernando Matos.

O Movimento Independente da União de Freguesias de Alvega e Concavada (MIUFAC) apresenta uma equipa que resulta da fusão das listas do PSD e do BE apresentadas em 2021, tendo como candidato António Moutinho (ex-cabeça de lista do PSD), seguindo-se Eduardo Jorge (ex-cabeça de lista do BE, como independente), Clara Vicente e Joaquim Catarrinho.

O prazo para apresentação das listas terminou na segunda-feira e a campanha eleitoral irá decorrer entre os dias 14 e 24 de março, com o ato eleitoral marcado para 27 de março, segundo estipula a lei e conforme documento publicado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).

“O período da campanha eleitoral inicia-se no 9.º dia anterior [ao ato eleitoral] e finda às 24 horas da antevéspera do dia designado para as eleições”, pode ler-se no documento da CNE.

Segundo sorteio hoje efetuado, a CDU surgirá em 1.º lugar nos boletins de voto, seguida pelo PS e pelo MIUFAC.

“No dia seguinte ao termo do prazo para apresentação de candidaturas […], na presença dos mandatários e dos candidatos que desejem assistir, o juiz preside ao sorteio das respetivas listas, para o efeito de se lhes atribuir uma ordem nos boletins de voto, assim como ao sorteio dos símbolos, em numeração romana, de 1 a 20, a utilizar pelos grupos de cidadãos”, pode ler-se do documento da CNE, acrescentando-se que o resultado do sorteio “é imediatamente afixado à porta do edifício do tribunal”.

Leia também...

Associação 25 de Abril apoia Museu de Abril e dos Valores Humanos Universais

O Município de Santarém apresentou o projeto MAVU – Museu de Abril e dos Valores Universais à Associação 25 de Abril, numa reunião que…

Câmara de Abrantes condenada a pagar subsídio de turno a bombeiros municipais

A Câmara de Abrantes foi condenada pelo Tribunal de Leiria ao pagamento de subsídio de turno aos operacionais do corpo de Bombeiros Municipais, entretanto…

Preso preventivamente suspeito de homicídio numa esplanada em Santarém

O suspeito de ter assassinado, na madrugada de sábado, um homem que se encontrava numa esplanada, em Santarém, vai ficar preso preventivamente, decidiu hoje…

Politécnico de Santarém firma protocolo com o Grupo Jerónimo Martins

No âmbito das ações que o Politécnico de Santarém dedica à temática da Empregabilidade e do Empreendedorismo, foi assinado no dia 22 de Junho…