Três listas vão concorrer às eleições intercalares agendadas para 27 de Março na União de Freguesias de Alvega e Concavada, no concelho de Abrantes, distrito de Santarém, confirmaram hoje os partidos e cabeças de lista.

Deram entrada no Tribunal de Abrantes três candidaturas, uma do PS, encabeçada pelo actual presidente, José Felício, uma da CDU, liderada por Augusto Mourato, e uma terceira denominada MIUFAC (Movimento Independente da União de Freguesias de Alvega e Concavada), encabeçada por António Moutinho, que integra elementos das listas do PSD e do BE que concorreram em Setembro de 2021 e cujos partidos abdicaram agora de apresentar candidaturas próprias.

O prazo de entrega das listas terminou na segunda-feira.

Nas eleições autárquicas de 26 de setembro, o PS venceu a corrida àquela União de Freguesias do concelho de Abrantes por 23 votos de diferença, elegendo três elementos, tantos quantos o PSD, a segunda força política mais votada, e tantos quantos o BE.

As três propostas apresentadas pelo PS para formação de executivo na União de Freguesias de Alvega e Concavada foram sempre chumbadas por BE e PSD, que acabaram por pedir renúncia de mandato e antecipar o cenário de novas eleições, o que se viria a confirmar em janeiro, em despacho assinado pelo secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho.

“Ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 11.º da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro […] determino a marcação de eleições intercalares para Assembleia da União de Freguesias de Alvega e Concavada, município de Abrantes, distrito de Santarém, no dia 27 de março de 2022”, lê-se no despacho.

Na altura, em declarações à Lusa, José Felício descartou a ideia de formar executivo com pessoas “em quem não tem confiança”, ou seja, um executivo de acordo com o proposto pelos restantes dois partidos, integrando, além do presidente socialista, o cabeça de lista do PSD, António Moutinho, e o cabeça de lista do BE, Eduardo Jorge.

O partido socialista propôs ainda, durante o processo, que a presidência da Mesa da Assembleia de Freguesia fosse detida pelo PSD e pelo BE, o que também foi recusado.

O PS leva agora a votos a mesma equipa, liderada por José Felício, seguindo-se os nomes de Carlos Francisco, Vera Catarino e Augusto Pires.

A CDU apresenta Augusto Mourato como cabeça de lista, seguindo-se João Farinha, Marta Delgado e Fernando Matos.

O Movimento Independente da União de Freguesias de Alvega e Concavada (MIUFAC) apresenta uma equipa que resulta da fusão das listas do PSD e do BE apresentadas em 2021, tendo como candidato António Moutinho (ex-cabeça de lista do PSD), seguindo-se Eduardo Jorge (ex-cabeça de lista do BE, como independente), Clara Vicente e Joaquim Catarrinho.

O prazo para apresentação das listas terminou na segunda-feira e a campanha eleitoral irá decorrer entre os dias 14 e 24 de março, com o ato eleitoral marcado para 27 de março, segundo estipula a lei e conforme documento publicado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).

“O período da campanha eleitoral inicia-se no 9.º dia anterior [ao ato eleitoral] e finda às 24 horas da antevéspera do dia designado para as eleições”, pode ler-se no documento da CNE.

Segundo sorteio hoje efetuado, a CDU surgirá em 1.º lugar nos boletins de voto, seguida pelo PS e pelo MIUFAC.

“No dia seguinte ao termo do prazo para apresentação de candidaturas […], na presença dos mandatários e dos candidatos que desejem assistir, o juiz preside ao sorteio das respetivas listas, para o efeito de se lhes atribuir uma ordem nos boletins de voto, assim como ao sorteio dos símbolos, em numeração romana, de 1 a 20, a utilizar pelos grupos de cidadãos”, pode ler-se do documento da CNE, acrescentando-se que o resultado do sorteio “é imediatamente afixado à porta do edifício do tribunal”.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…