O Tribunal de Santarém condenou esta segunda-feira, 14 de Dezembro, uma professora do primeiro ciclo a cinco anos de prisão, com pena suspensa, por nove crimes de maus trctos a alunos, cometidos no ano lectivo 2017/2018 no Centro Escolar de Areias, no concelho de Ferreira do Zêzere.

No final de um julgamento que decorreu à porta fechada, o colectivo de juízes do Tribunal de Santarém considerou ter ficado provado que a professora, de 42 anos e residente na Lousã, dava bofetadas e chapadas e agredia com manuais escolares na cabeça e na barriga alunos da turma de segundo ano (de 6 e 7 anos) de que era titular.

A acusação do Ministério Público (MP), que foi quase toda dada como provada, referia igualmente o recurso a gritos e ofensas verbais.

O Tribunal estipulou ainda o pagamento de indemnizações às famílias das nove crianças visadas, num total de 11.700 euros.

Contrariamente ao pretendido pelo MP e pela defesa das crianças, a professora não foi condenada à suspensão de funções, podendo continuar a leccionar.

A presidente do colectivo lamentou que a arguida nunca tenha mostrado arrependimento nem tenha pedido desculpa às crianças, considerando “inadmissíveis” os actos praticados.

O comportamento agressivo da docente foi relatado pelos pais das crianças à direcção do agrupamento de escolas e depois à GNR e à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Ferreira do Zêzere, ao longo do ano lectivo de 2017/2018.

As queixas deram origem a um inquérito disciplinar conduzido pela Inspeção Geral da Educação, que se pronunciou pelo arquivamento dos autos, mas o caso acabou por chegar a julgamento.

Num esclarecimento enviado à Lusa, o Ministério da Educação afirma que “como a docente era contratada, a responsabilidade disciplinar, à data, prescrevia aquando da caducidade do contracto, o que impediu a conclusão do processo disciplinar”.

“Por este motivo, foi aprovada a Lei n.º 6/2019, de 14 de Janeiro, que permite o apuramento de responsabilidades disciplinares no momento em que o arguido celebre novo contracto com o Ministério da Educação, impedindo que situações como a referida se repitam”, acrescenta.

Leia também...

Novo posto da GNR de Salvaterra de Magos inaugurado por Eduardo Cabrita

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, inaugurou hoje o novo posto da GNR de Salvaterra de Magos, considerando-o um espaço de afirmação da…

Jovem de 17 anos morre após queda em açude

Um jovem de 17 anos ficou morreu na segunda-feira, 22 de Junho, após uma queda no açude da Ribeira de Atalaia, concelho de Vila…

Covid-19 provoca mais três mortes no concelho de Santarém

Três idosos morreram nas últimas 24 horas no concelho de Santarém vítimas de Covid-19, segundo os dados do Serviço Municipal de Protecção Civil de…

Bombeiros Municipais de Santarém resgatam gato preso em carro

Um gato ficou preso numa viatura ligeira de passageiros na Rua Pedro de Santarém, na tarde de sexta-feira, 14 de Junho, e teve de…