Inaugurado em Fevereiro deste ano e percorrido nos últimos meses por milhares de entusiastas do desporto na natureza, o novo Trilho Panorâmico do Tejo (GR12 E7 – Grande Rota do Tejo – Etapa Panorâmica do Tejo – Almourol), no concelho de Vila Nova da Barquinha, está homologado. A Carta de Homologação do percurso, emitida pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, tem validade de 5 anos.

Com uma extensão de cerca de 10 quilómetros e um grau de dificuldade baixo, este percurso proporciona uma enriquecedora viagem de descoberta do património natural, paisagístico e cultural da zona ribeirinha dos rios Zêzere e Tejo.

Integrado no projecto Rotas e Percursos do Médio Tejo, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal (CIMT), pode ser feito a caminhar ou a pedalar sempre à beira-rio, em qualquer altura do ano, num percurso linear, entre a foz do rio Zêzere e Vila Nova da Barquinha. Luiz Vaz de Camões, Galiana, Castelo e Lampreia eram algumas das designações dos trilhos criados há mais de uma década pelos membros do Grupo de Cicloturismo Barquinhense, de Vila Nova da Barquinha, e que agora deram origem ao Trilho Panorâmico do Tejo. Há muito procurados pelos amantes de BTT de todo o país, os percursos junto aos rios Zêzere e Tejo ganharam fama pela beleza da paisagem natural e do património que os caracterizam.

A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha uniu todos esses troços que se interligavam entre si e tornou o percurso mais seguro, com a introdução de pontes, passadiços, corrimãos, miradouros e áreas de lazer. A autarquia eliminou barreiras e obteve as respectivas autorizações e expropriações para garantir a passagem em toda a extensão do trilho, entre a foz do Rio Zêzere e Vila Nova da Barquinha.

O Trilho Panorâmico do Tejo foi integrado no projecto Rotas e Percursos do Médio Tejo, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal. Trata-se de um investimento de cerca de 300 mil euros, financiados em 85% através de fundos comunitários, através do Portugal 2020.

Aquele que é o primeiro percurso pedestre no concelho de Vila Nova da Barquinha foi

integrado da Grande Rota do Tejo e é tecnicamente designado por GR12 E7 – Etapa Panorâmica Tejo – Almourol.

O Trilho Panorâmico do Tejo está apto a receber visitantes durante todo o ano, que podem percorrê-lo a caminhar ou a pedalar, de forma gratuita. Tem uma extensão de cerca de 10,5 quilómetros à beira rio, num percurso linear com duração aproximada de 2h30m, de grau de dificuldade II (fácil), permitindo aos visitantes um contacto único com a natureza, num cenário de enorme beleza paisagística.

Com passagem no Castelo de Almourol, monumento nacional que em 2021 assinalou o seu 850.º aniversário, o trajecto tem o Fluviário Foz do Zêzere, a Igreja Matriz de Tancos, o Parque de Escultura Contemporânea e o Centro de Interpretação Templário como outros pontos fortes deste novo produto turístico, rico em património histórico e natural.

Ainda no concelho de Vila Nova da Barquinha merecem destaque a Igreja Matriz de Atalaia – monumento nacional recentemente alvo de obras de requalificação, o Centro Integrado de Educação em Ciências, a Galeria do Parque (com curadoria da Fundação EDP) ou o roteiro de Arte Pública, um projecto artístico com obras espalhadas pelas ruas das vilas e aldeias de todo o concelho.

Leia também...

Ferramentas de Apostas na Betano: O Que Utilizar?

As odds competitivas são um dos principais fatores que explicam o sucesso da Betano em Portugal. Porém, a marca ainda se distingue da concorrência…

Grupo dos Amigos da Vila da Marmeleira comemorou 74.º Aniversário

O Grupo dos Amigos da Vila da Marmeleira comemorou no domingo, dia 20 de Outubro, o seu do 74.º Aniversário, com a realização do…

Detido em flagrante por furto de metais não preciosos na Golegã

O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Posto Territorial de Golegã, ontem, dia 01 de Outubro, deteve em flagrante delito, um homem…

Grupo de Dadores de Sangue do Vale de Santarém elegeu novos órgãos sociais

Mariana Montês é a primeira mulher na presidência do Grupo.