A Estrada Nacional (EN) 114 vai ser esta quinta-feira, 9 de Abril, aberta ao tráfego, a partir das 18h00, entre os quilómetros 76 e 77, no sentido Santarém/Almeirim,.

Em comunicado, a IP justifica a reabertura daquele troço com a melhoria da previsão meteorológica para os próximos dias. O troço em causa liga o planalto de Santarém ao cruzamento da Ribeira de Santarém e à ponte D. Luís.

A estrada foi encerrada na segunda-feira, como medida preventiva, dado o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) recomendar que a circulação neste troço deve ser interdita em situações de ocorrência contínua de forte pluviosidade. De acordo com o LNEC, existe risco de instabilidade da zona superior da encosta adjacente à EN114.

Aquele troço, com uma extensão de cerca de 1,350 quilómetros, foi encerrado em Agosto de 2014 devido a uma derrocada na encosta de Santa Margarida.

No âmbito do Plano Global de Estabilização das Encostas de Santarém, a intervenção nesta encosta foi dada por concluída pelo município (que ficou como dono da obra) em setembro de 2018.

A circulação foi retomada apenas no sentido descendente e interdita a veículos pesados em Julho de 2019, sendo interrompida sempre que ocorre forte pluviosidade.

Leia também...

BE de Santarém acusa Governo de desvalorizar problemas que afectam o Tejo

O Bloco de Esquerda (BE) de Santarém acusou o Governo de desvalorizar os problemas que afectam o rio Tejo e instou a tutela a…

Câmara de Benavente com orçamento de 25,9 ME em 2020 “dedicado ao investimento”

A Câmara de Benavente vai ter em 2020 o seu maior orçamento de sempre, 25,9 milhões de euros, valor que, com o saldo esperado…

‘Eh! Toiro’: Quatro dias de festa taurina na Chamusca, o coração do Ribatejo

Grande corrida de toiros de jovens talentos do toureio a cavalo, no feriado nacional de 5 de Outubro, com a participação dos forcados da…

“As possibilidades de uma paisagem” na Galeria do Parque de Vila Nova da Barquinha

A Galeria do Parque, em Vila Nova da Barquinha, recebe, a partir de sexta-feira e até 30 de Janeiro de 2021, a exposição “Catarina…