Troço da EN114 em Santarém novamente fechado ao trânsito devido à chuva

O troço da Estrada Nacional 114 que liga o planalto de Santarém ao cruzamento da Ribeira de Santarém e à ponte D. Luís voltou a ser encerrado hoje ao trânsito.

Em comunicado, a Infraestruturas de Portugal justifica a decisão de voltar a interditar a circulação entre o quilómetro 76, no entroncamento com a Travessa da Calçada, e o quilómetro 77, no entroncamento com a estrada para a estação, a partir das 18:30 de hoje, com a intensa precipitação que se tem feito sentir e a previsão de que esta se irá manter nos próximos dias.

“Tal como já aconteceu anteriormente, esta decisão tem como objectivo garantir as condições de segurança de pessoas e bens e tem por base as recomendações definidas pelo LNEC [Laboratório Nacional de Engenharia Civil], as quais definem que em situações de ocorrência contínua de forte pluviosidade deverá ser interdita a circulação neste troço dado o maior risco de instabilidade da zona superior da encosta adjacente à EN114”, lê-se na nota.

PUBLICIDADE

A empresa afirma que vai “continuar a avaliar as condições de estabilidade da encosta, mantendo o condicionamento rodoviário até que estejam reunidas novamente as condições de segurança para a reabertura da estrada”, estando a interdição “devidamente sinalizada no local”.

O troço, com uma extensão de cerca de 1,350 quilómetros, foi encerrado em Agosto de 2014 devido a uma derrocada na encosta de Santa Margarida.

No âmbito do Plano Global de Estabilização das Encostas de Santarém, decorrente de um protocolo assinado entre a Câmara de Santarém, o Governo e a Infraestruturas de Portugal, a intervenção nesta encosta foi dada por concluída pelo município (que ficou como dono da obra) em Setembro de 2018.

A circulação foi retomada apenas no sentido descendente e interdita a veículos pesados em Julho de 2019, sendo interrompida sempre que ocorre forte pluviosidade.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS