A circulação automóvel no troço da Estrada Nacional (EN) 114 que liga o planalto de Santarém ao entroncamento com a estrada da estação vai voltar a ser interditada ao trânsito a partir das 14:00 de hoje.

Em comunicado, a Infraestruturas de Portugal afirma que se trata de uma “medida preventiva de segurança”, por ter sido verificada “uma forte acumulação de água no terreno que ultrapassa o nível de alerta de 30 milímetros de precipitação em três dias consecutivos”.

A interdição da circulação automóvel entre o quilómetro 76 (entroncamento com a travessa da Calçada) e o quilómetro 77 (entroncamento com estrada para a estação), o troço que foi afetado pela derrocada da encosta de Santa Margarida em agosto de 2014 e reaberto ao trânsito em julho de 2019 apenas no sentido descendente, já havia ocorrido em dezembro passado.

“Tal como já aconteceu no passado mês de dezembro, esta decisão tem como objetivo garantir as condições de segurança de pessoas e bens e tem por base as recomendações definidas pelo LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), as quais definem que em situações de ocorrência contínua de forte pluviosidade deverá ser interditada a circulação neste troço, dado o maior risco de instabilidade da zona superior da encosta adjacente à EN114”, refere a nota.

A empresa adianta que vai continuar a “avaliar as condições de estabilidade da encosta” e que se manterá o condicionamento “até que estejam reunidas novamente as condições de segurança para a reabertura da estrada”.

Leia também...

Homem de 25 anos identificado por vandalismo em veículos automóveis

Um homem de 25 anos foi identificado pela GNR, no dia 10…

Sobe para 68 o número de infectados com covid-19 em lar de Rio Maior

O número de infectados com o novo coronavírus no lar Fausta Nobre,…

Detido suspeito de balear mortalmente ex-companheira em Muge

A Polícia Judiciária confirmou que deteve, no Barreiro, um homem suspeito de…

Criança de 6 anos morre em acidente em Samora Correia

Uma criança de seis anos morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas…