A circulação automóvel no troço da Estrada Nacional (EN) 114 que liga o planalto de Santarém ao entroncamento com a estrada da estação vai voltar a ser interditada ao trânsito a partir das 14:00 de hoje.

Em comunicado, a Infraestruturas de Portugal afirma que se trata de uma “medida preventiva de segurança”, por ter sido verificada “uma forte acumulação de água no terreno que ultrapassa o nível de alerta de 30 milímetros de precipitação em três dias consecutivos”.

A interdição da circulação automóvel entre o quilómetro 76 (entroncamento com a travessa da Calçada) e o quilómetro 77 (entroncamento com estrada para a estação), o troço que foi afetado pela derrocada da encosta de Santa Margarida em agosto de 2014 e reaberto ao trânsito em julho de 2019 apenas no sentido descendente, já havia ocorrido em dezembro passado.

“Tal como já aconteceu no passado mês de dezembro, esta decisão tem como objetivo garantir as condições de segurança de pessoas e bens e tem por base as recomendações definidas pelo LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), as quais definem que em situações de ocorrência contínua de forte pluviosidade deverá ser interditada a circulação neste troço, dado o maior risco de instabilidade da zona superior da encosta adjacente à EN114”, refere a nota.

A empresa adianta que vai continuar a “avaliar as condições de estabilidade da encosta” e que se manterá o condicionamento “até que estejam reunidas novamente as condições de segurança para a reabertura da estrada”.

Leia também...

Um jornal de factos e de muitos rostos

Com o mundo em isolamento social, “Estamos ‘mais’ juntos” do que nunca. E nunca é demais relembrar a frase inscrita na capa do jornal…

Mira Potes sucede a Jorge Justino na presidência do IP Santarém

O professor coordenador José Mira de Villas-Boas Potes, até aqui director da Escola Superior Agrária, vai suceder a Jorge Justino na presidência do Instituto…

Círculo defende “política pública de cultura” para a região

O Círculo Cultural Scalabitano (CCS) convidou a directora Regional de Cultura do Alentejo para a iniciativa “À mesa Com”, onde foi reflectido o papel…

Habitação do presidente da Junta de Almoster parcialmente destruída pelas chamas

João Neves, presidente da Junta de Freguesia de Almoster, viu a sua habitação ser parcialmente destruída pelas chamas na noite da passada sexta-feira, 20…