Os favoritos à passagem para a meia-final da Taça do Ribatejo, à excepção do Abrantes e Benfica, venceram este domingo, 27 de Janeiro, os jogos dos quartos-de-final. Ficaram pelo caminho Amiense, Pontével, União de Tomar e Ferreira do Zêzere.

A eliminatória da taça teve um “outsider” a apurar-se para a meia-final, o Abrantes e Benfica que venceu por 3-1 o Ferreira do Zêzere e é curiosamente a única equipa na Europa só com vitórias. O Coruchense teve de ir à marcação de pontapés de penalti frente ao União de Tomar, onde ganhou por 3-0, para garantir a passagem num jogo que terminou empatado a uma bola no tempo regulamentar. O Marinhais apurou-se ao ganhar por uma bola a zero ao Pontével. A União de Santarém venceu em casa o CD Amiense, por 2-0, com os golos da formação escalabitana a aparecerem apenas na segunda parte.

Os jogos da meia final já estão decididos. Enfrentam-se a 3 e 24 de Março, o União de Santarém contra Marinhais e Abrantes e Benfica frente Coruchense.

O Correio do Ribatejo acompanhou o jogo entre o Amiense e a União de Santarém. Leia abaixo a crónica do jogo.

Fabinho saltou do banco para matar o jogo

Campo Chã das Padeiras, em Santarém, com boa assistência, em tarde fria e ventosa.
Árbitro: Diogo Pereira, assistido por Samuel Dionísio e Nuno Ferreira
U. Santarém: Coli, Adilson, Rony, Ndamy, Serginho, David, Ganhão e António, Leo (Telmo, 82’) Pratas (Noque, 65’) e Pedro Augusto (Fabinho, 82’).
Suplentes não utilizados: Ruben, Bexiga, Nuno Afonso e Rui Simões.
Treinador: Mário Ruas.
Acção disciplinar do árbitro: cartões amarelos para Ganhão (57’) e Coli (77’).

Amiense: Chico, Fábio Marques (Ganso, 75’), Bernas, Tiago Mateus, Ricardo Rei (Tico, 85’), Diogo Queirós, Costinha (Hugo Pereira, 85’), Miguel Mateus (cap.), Fábio Dâmaso, Leonardo Lista e Moleiro.
Suplentes não utilizados: Leandro, Formiga, Diogo Antunes e Filipe Dâmaso.
Treinador: Jorge Peralta.
Acção disciplinar do árbitro: cartões amarelos para Fábio Marques (63’), Ganso (75’) e Fábio Dâmaso (94’).

Golos: 1-0 Ganhão (68’) (g.p.), 2-0 Fabinho (84’).
Ao intervalo: 0-0.

A União Desportiva de Santarém apurou-se este domingo para as meias-finais da Taça do Ribatejo, ao vencer em casa o CD Amiense, por 2-0, com os golos da formação escalabitana a aparecerem apenas na segunda parte.
Começou melhor a equipa orientada por Jorge Peralta, sobretudo aproveitando faltas sofridas a meio-campo para as transformar em perigosos lances de bola parada, através de milimétricos cruzamentos de Fábio Dâmaso à procura de Moleiro e Leonardo Lista.
Logo aos 7 e aos 12 o Amiense dispôs de dois lances em que levou o perigo à baliza de Coli.
No minuto seguinte (aos 13’), Leo não conseguiu emendar para a baliza um cruzamento da esquerda do seu ataque.
A turma de Mário Ruas equilibrava o jogo em número de oportunidades logo aos 17’, com Pedro Augusto a visar a baliza de Chico, mas por cima do travessão.
O guardião Amiense foi mesmo decisivo ao evitar, no minuto seguinte, que Leo abrisse o activo para os da casa.
O intervalo chegou com um nulo que castigava a falta de eficácia de ambos os ataques, numa partida com pouco espaço para se jogar, muito embora o esforço de ambas as equipas em praticar bom futebol.
Após o intervalo, apareceu Serginho no jogo. O lateral da União foi decisivo, no corredor esquerdo, no transporte da bola para a sua frente de ataque, que, por seu intermédio, conseguiu chegar mais vezes com perigo à baliza de um Amiense que sentiu necessidade de baixar um pouco as suas linhas.
Aos 67’, o central Rony rematou de cabeça para a baliza do Amiense, Chico defendeu para a frente, e a bola sobra de novo para o ataque da União que vê um jogador ser rasteirado na área. Penalty que não ofereceu grande contestação. Chamado a bater, Ganhão permitiu a defesa a Chico, mas na recarga conseguiu emendar e abrir o activo no campo Chã das Padeiras.
A estratégia do Amiense passava por servir as suas pedras mais avançadas, Lista e Moleiro, tendo este, aos 71’, desviado de cabeça para as mãos do guardião Coli.
Mário Ruas mexeu na equipa e ganhou a partida com a aposta em Fabinho, aos 82’. Dois minutos depois, o avançado recebe na direita, reflete para dentro e remata cruzado, rasteiro, para o segundo golo da União que assim carimbava o passaporte para as meias-finais da prova.
Nos cinco minutos de tempo extra dados pelo árbitro, a bola rondou as duas áreas, com Tico e Moleiro com oportunidades soberanas para colorir o marcador com o merecido golo de honra do Amiense e com Noque (95’) a ter nos pés uma soberana oportunidade para chegar aos 3-0, mas a bola foi afastada na linha de golo pela defensiva visitante.
Diogo Pereira, o árbitro do encontro, teve o mérito de adiar a amostragem do primeiro cartão amarelo, conseguindo segurar a partida e sem erros de monta, longe de interferir no desfecho do jogo.
A U. Santarém segue, com justiça, para as meias-finais da Taça do Ribatejo, sobretudo pela qualidade do seu plantel (e, consequentemente, do seu banco) tendo o Amiense vendido cara a derrota, mostrando-se uma equipa irrequieta e sempre com os olhos na baliza contrária, mas sem os argumentos que a União dispõe e que, no segundo tempo (e apenas nesse) vieram ao de cima.

Palavra dos Treinadores:

Mário Ruas (U. Santarém): “O objectivo era passar às meias-finais, ganhamos, objectivo conseguido…”

O objectivo era passar às meias-finais, ganhamos, objectivo conseguido contra um boa equipa, bem organizada, bastante unida e que nunca desistiu mesmo estando a perder por um ou dois a zero e procurou sempre contrariar, o que veio valorizar ainda mais a nossa vitória. Dar os parabéns aos nossos jogadores pelo segundo ano consecutivo estarmos nas meias-finais da Tala do Ribatejo. O objectivo é jogar as meias-finais e tentar ir à final. No campeonato temos um jogo muito importante, tal como são todos. Vão ser onze jogos que serão onze finais , se queremos andar em primeiro temos de fazer o nosso papel e o nosso papel é ganhar o máximo de jogos possíveis para podermos chegar ao topo.

Jorge Peralta (Amiense): “ O nosso sonho era chegar à final. Acho que demos uma excelente imagem de equipa, fomos uma boa equipa e com carácter.”

Foi um jogo muito equilibrado entre as duas boas equipas. Por aquilo que fizemos na primeira parte acho que merecíamos ter saído para o intervalo a vencer. A diferença neste jogo foi um penalti que é marcado e outro que não é marcado. É penalti contra nós, não tenho dúvidas nenhumas, mas é também grande penalidade contra o Santarém quando a bola bate na mão do jogador. Isto faz parte do futebol e não aqui a agarrar-me a nada disso. Depois acontece o segundo golo já numa fase em que estamos partidos à procura do golo do empate. Passou o Santarém, nós ficamos pelo caminho. Queríamos muito não ir às meias-finais mas sim à final porque ser hoje eliminado ou para a semana é igual. O nosso sonho era chegar à final. Acho que demos uma excelente imagem de equipa, fomos uma boa equipa e com carácter. O Santarém é uma equipa recheada de jogadores de outros campeonatos e que apostaram uma enormidade para subir de divisão e nós demos uma boa imagem, imagem do que é trabalhar jogadores da terra e da formação. Eles demonstraram isso hoje. A minha maior satisfação é sair daqui com orgulho enorme nestes jogadores apesar da derrota. Empenharam-se, trabalharam e no final um orgulho enorme neles e nos sócios. Acabaram o jogo debaixo de uma ovação intensa dos nossos sócios e isso é porque eles gostaram da nossa atitude, não gostaram da derrota porque ninguém gosta mas o futebol é assim e hoje alguém tinha de ficar pelo caminho. A Taça já foi, temos de levantar a cabeça porque temos campeonato domingo, não estamos envergonhados de nada e vamos continuar o nosso caminho para tentar fazer a melhor classificação possível.

Leia também...

Atleta do Santarém Basket Clube morre aos 13 anos de idade

Henrique Francisco, atleta do Santarém Basket Clube, faleceu no passado domingo, 11…

Atleta do Vale de Santarém assina contrato profissional com o SL Benfica

Henrique Sá iniciou o seu percurso desportivo no SL Cartaxo.

Benfica do Ribatejo incrédulo com decisão da Associação de Futebol de Santarém

O Grupo Desportivo de Benfica do Ribatejo está incrédulo com a resposta…

Par de Santarém conquista recorde para Portugal no Campeonato do Mundo das 10Danças

O par Francisco Ramos & Leonor Gonçalves conquistou o 13º lugar na…